Benfica: Luisão de baixa mas com lugar à espera
Luisão ao centro, num jogo do Benfica com o FC Porto em 2023 (Foto: IMAGO / Maciej Rogowski)

Benfica: Luisão de baixa mas com lugar à espera

NACIONAL16.07.202403:00

Encarnados empenhados em ajudar histórico capitão e atual diretor técnico a ultrapassar fase difícil

Luisão, antigo defesa-central do Benfica, que terminou a carreira no clube, em 2018/2019, e atual diretor técnico da equipa liderada por Roger Schmidt, está de baixa médica.

O brasileiro de 43 anos atravessa uma fase complicada na sua vida pessoal e encontra-se de baixa clínica. Nos próximos tempos não será visto no banco do Benfica, como vinha sendo habitual, nem junto à equipa dos encarnados, mas, sabe A BOLA, a SAD benfiquista não o vai substituir e manterá o lugar em aberto até que Luisão recupere e possa juntar-se ao grupo.

Histórico capitão, com 47 golos marcados em 538 jogos realizados com a camisola das águias – é o estrangeiro com mais jogos pelo clube e o segundo da história, atrás dos 577 de Nené –, Luisão conquistou pelo Benfica seis Ligas, três Taças de Portugal, quatro Supertaças Cândido de Oliveira, sete Taças da Liga, ganhando com isso, juntamente a uma invulgar capacidade de liderança dentro e fora do campo, um lugar de destaque na história do Benfica.

Consciente do momento emocionalmente delicado pelo que passa Luisão, que esteve de férias no Brasil mas já se encontra em Portugal, os encarnados pretendem apoiá-lo de todas as formas possíveis e ajudá-lo a recuperar.

Desde que terminou a carreira e entrou na estrutura do clube, Luisão tem desempenhado funções no balneário, próximas dos jogadores do plantel principal e no sentido de lhes passar, sobretudo aos mais novos, os valores que o Benfica entende serem importantes em representação do clube.

Luisão vai, assim, cumprir baixa clínica, mas manterá no balneário da Luz um lugar em aberto e que, pelo que representou e representa o antigo central brasileiro para o clube, o Benfica não pretende preencher.

A decisão de apoiar Luisão envolve todos os setores do Benfica, com destaque para os que de perto convivem com Luisão no balneário do plantel principal, mas alargando a solidariedade à estrutura diretiva, com Rui Costa, o presidente (e antigo companheiro de equipa) na linha da frente.