Benfica: há alguém que a Luz quer (muito) conhecer

NACIONAL11.09.202406:15

Três golos ao serviço da seleção da Turquia 'convidam' Bruno Lage a conceder-lhe titularidade no sábado, com o Santa Clara. Depois de apaixonar os turcos, segue-se agora tentativa de apaixonar o terceiro anel

Kerem Akturkoglu regressa a Portugal como o menino bonito da Turquia, depois de três golos ao serviço da sua seleção, agora o desafio é apaixonar o público benfiquista e ganhar também o estatuto de menino bonito do terceiro anel. A estreia pelo Benfica não estará já em causa, face ao rendimento demonstrado na Liga das Nações frente à Islândia (3-1), mas há fatores em Lisboa que também condicionam positivamente a entrada na equipa de Bruno Lage.

Sábado, dia de jogo com o Santa Clara, no Estádio da Luz (20.30 horas), partida respeitante à 5.ª jornada do campeonato, será, pois, de apresentações. Para o treinador, que sucedeu a Roger Schmidt, no comando técnico, e terá a oportunidade de começara a mostrar a sua nova versão e para Kerem Akturkoglu, o reforço turco contratado ao Galatasaray por 12 milhões de euros.

O jogador de 25 anos era o extremo-querdo da equipa de Istambul e com alguma surpresa deixou a equipa, pela qual era titular, um dos capitães e, até, ao serviço da qual tinha rendimento assinalável na presente temporada, com dois golos e três assistências em seis encontros realizados.

A verdade é que se mudou mesmo, para desgosto dos adeptos do Galatasaray, que voltaram a insurgir-se nas redes sociais, após o hat-trick na seleção, contra a decisão dos dirigentes do clube, e deve começar rapidamente a trilhar o seu percurso na Luz.

Poderia parecer difícil, no tempo de Roger Schmidt, fazendo fé nas escolhas do alemão, encontrar automaticamente um lugar no onze encarnado, face ao estatuto de Aursnes, dono do lado esquerdo do ataque, mas os tempos são outros.

Todos os jogadores terão, pois, uma nova oportunidade de afirmação e quem tinha lugar cativo terá de confirmar merecimento. Akturkoglu vê reduzido este grau de exigência, dado que não tem de contar neste momento com a concorrência de Fredrik Aursnes.

O médio norueguês está lesionado, um problema muscular na coxa direita, e fora de combate para a partida com o Santa Clara, declarando, por isso, via aberta para o novo companheiro de equipa. Outra solução que o Benfica tem para o lugar é Andreas Schjelderup, mas o jovem norueguês recuperou recentemente de uma entorse no tornozelo esquerdo, agravada por problema ligamentar. Passados dois meses sobre a lesão, o jogador está muito melhor, mas procura ainda readquirir a forma certa.

Akturkoglu é, pois, escolha provável de Bruno Lage, mesmo que tenha estado longe do novo treinador durante a paragem da seleções. A forma incrível demonstrada pelo jogador, com golos variados, fora e dentro da área, inspira utilização e não desperdício.

E uma partida que se adivinha de pressão para a equipa do Benfica, obrigada a ganhar na estreia do seu treinador, obrigada a ganhar pela distância pontual (cinco pontos) para o primeiro, o Sporting, e obrigada a jogar para ganhar perante a exigência do seu público, em casa, convidará Bruno Lage a escolher quem tenha capacidade de desfazer, capacidade no 1x1, atrevimento, coragem de atacar o adversário e a área.

E, nesses capítulos, o último reforço do Benfica — assinou contrato com os encarnados em pleno aeroporto de Lisboa, onde chegou a menos de uma hora do encerramento do mercado — parece inatacável. A apetência pelo golo é um argumento claro.

Por fim, o público da Luz. Se há algo que derrete um adepto de futebol em Portugal é a possibilidade de ver um reforço, um jogador novo. Não há crise de resultados que resista, não há críticas que resistam, nada consegue separar um adepto de um jogador prometedor e que deixa água na boca com três golos antes de mostrar-se com a camisola da sua nova equipa. Bruno Lage parece, pois, quase obrigado a dar-lhe palco, para alegria dos benfiquistas.