Encarnados tiveram de bater concorrência para fechar a custo zero o médio do Mainz; saiba mais dos bastidores deste negócio
O negócio ainda não foi confirmado por quaisquer das partes, mas para a próxima temporada o Benfica já garantiu a contratação de Leandro Barreiro, médio centro internacional luxemburguês, de 24 anos, que no próximo verão finaliza contrato com os alemães do Mainz, atual 16.º classificado da Bundesliga.
Leandro Barreiro estava sinalizado há bastante tempo pela SAD dos encarnados como sendo um jogador interessante e potencial boa contratação e o Benfica colocou-se em campo logo que sentiu que o jogador não iria renovar pelo Mainz e legalmente ficou em condições de negociar a sua saída — desde janeiro que o médio é livre para se comprometer com quem quiser.
O Mainz, através de Martin Schmidt, diretor desportivo, durante algum tempo não admitiu publicamente a proximidade de Leandro Barreiro ao Benfica e disse sempre que iria fazer tudo «o humanamente possível» para assinar com o jogador por mais anos, o que é também sinal forte do peso de Leandro no clube e na equipa alemã.
Esta época, o médio centro marcou dois golos e fez 25 jogos (em 28 possíveis do Mainz), 23 na condição de titular e completando os 90 minutos em 21 deles. São, pois, números interessantes num campeonato muito forte e que tornam Leandro Barreiro um alvo apetecível.
O negócio
O Benfica não precisou de enfrentar apenas a concorrência do Mainz por Leandro Barreiro. Segundo A BOLA apurou, foram vários os emblemas que tentaram o negócio quando perceberam que o jogador não estava inclinado a ficar no clube onde está desde a temporada de 2016/2017, e ao qual chegou ainda em idade de júnior.
Dortmund, Eintracht Frankfurt e Borussia Monchengladbach foram os clubes que na Alemanha se interessaram pelo jogador nos últimos meses, mas também os ingleses do Nottingham Forest o quiseram contratar.
O Benfica beneficiou do poder de antecipação para segurar o médio e também do facto de Leandro Barreiro, que tem igualmente nacionalidade angolana, ter família em Portugal, no Porto e em Lisboa, e, segundo nos garantem, ser grande adepto do Benfica.
Tudo se conjugou para o sucesso do Benfica por Leandro Barreiro, que chegará a custo zero — já assinou contrato de cinco épocas — para o lugar de Chiquinho, que saiu em janeiro para os gregos do Olympiakos, não exatamente a custo zero mas com um encaixe residual para os encarnados (500 mil euros).
Médio fez exames médicos na Alemanha e assinou contrato até 2029; internacional luxemburguês acaba contrato com o Mainz no fim da época; águias antecipam-se a clubes alemães de primeira linha também interessados
O perfil
Leandro Barreiro é um jogador importante no clube e é também uma referência na sua seleção. Apesar dos 24 anos, o médio soma 54 internacionalizações e um golo marcado. O Luxemburgo, recorde-se, está no play-off de apuramento para o Europeu deste ano, jogou quinta-feira e perdeu a meia-final frente à Geórgia por 0-2; Leandro Barreiro foi titular, jogou os 90’ e viu cartão amarelo.
Dimensão física do médio luxemburguês poderá a ser útil para Roger Schmidt
O Benfica viu nele características importantes e que encaixam no perfil de médio que Roger Schmidt gosta. É um jogador possante, com qualidade técnica razoável e intenso na pressão e no momento de recuperação da bola. Também tem chegada à zona de finalização. É visto como um bom complemento para os médios centro que já existem no plantel, Florentino , João Neves, Kokçu e Aursnes, assim eles se mantenham todos para a próxima temporada.
Pode valer €14 milhões
Apesar de estar em final de contrato e de por isso representar contratação a custo zero, Leandro Barreiro é também um investimento. O jogador tem agora um valor de mercado de €14 milhões, segundo o site especializado Transfermarket. Tem 24 anos, é internacional e, passando a jogar pelos encarnados, tem tudo para se valorizar mais e representar uma transferência importante no futuro.
«O Leo é sempre um jogador a 100 por cento, pessoa simples que não se acha o maior. João Neves está a fazer um trabalho fantástico e é como o Florentino, que também pode sair do clube. E neste perfil de Leo, de box to box, ele está sozinho. Não há mais nenhum como ele. Portanto, haverá lugares a ocupar», analisou Eric Veiga, colega de seleção de Leandro Barreiro, numa entrevista que deu ao Le Quotidien em janeiro.
Vídeo que pode interessar