A BOLA sabe que cerca de 20 emblemas do futebol profissional demonstraram o seu agrado para com a candidatura do ainda líder da Liga à presidência da Federação Portuguesa de Futebol
Tal como A BOLA tinha anunciado em exclusivo na passada segunda-feira, Pedro Proença oficializou hoje, durante a Cimeira de Presidentes da Liga, que decorreu na Arena Liga Portugal, na cidade do Porto, a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A BOLA sabe que a decisão será comunicada na Cimeira de Presidentes, que terá lugar na recém-inaugurada Arena Liga Portugal. O (ainda) líder da Liga tem já o apoio de mais de dois terços dos sócios votantes da AG da FPF
O ainda líder máximo da Liga fez questão de comunicar, em primeira instância, aos representantes dos clubes do futebol profissional que estiveram presentes na Cimeira de Presidentes - apenas o Paços de Ferreira não esteve - que vai mesmo avançar para as eleições à FPF, cujo sufrágio está marcado para o dia 14 de fevereiro de 2025, sendo que A BOLA está em condições de avançar que Proença recolheu, ainda antes desse mesmo anúncio, o apoio de vários emblemas nacionais.
De acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga - que estiveram representados pelos respetivos presidentes, Rui Costa, André Villas-Boas, Frederico Varandas e António Salvador - foram alguns dos cerca de 20 clubes que manifestaram o seu apoio a Pedro Proença na corrida à presidência da FPF.
Já depois de terminada a Cimeira de Presidentes, a Liga, através de um comunicado oficial, explicou o que esteve em cima da mesa na reunião desta manhã.
«A Cimeira abordou os grandes desafios para o futuro, com as Sociedades Desportivas a reconhecerem a importância de ver defendidas as suas pretensões no novo ciclo que se avizinha, com enfoque nas eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. Nesse sentido, entende-se que o Futebol Profissional deve assumir o seu papel na escolha no novo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, face à necessidade de garantir um espírito de diálogo e compromisso constante entre a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol, de forma a dar resposta aos desafios que se avizinham para o Futebol Português. Face ao exposto, as Sociedades Desportivas apelaram à candidatura de Pedro Proença à Presidência da Federação Portuguesa de Futebol, garantindo-lhe o apoio do Futebol Profissional nas eleições marcadas para 14 de fevereiro. As Sociedades Desportivas reconheceram, ainda, o desempenho de todas as Direções da Liga Portugal nos últimos dez anos, sendo que o excelente trabalho desenvolvido pelo Futebol Profissional permitiu e garantiu a representação do Futebol Português nas mais altas instâncias internacionais como é a Presidência da European Leagues e a presença no Comité Executivo da UEFA», pode ler-se na missiva, onde consta também o reconhecimento dos clubes pela recente inauguração do Arena Liga Portugal, «edifício que enalteceram como símbolo do patamar de excelência atingido pela organização».
Refira-se que na reunião desta quarta-feira marcou também presença Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, que, de acordo com os dados divulgados pela Liga, «manifestou a disponibilidade do Governo para trabalhar com o futebol profissional em matérias que contribuem para o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria».