Vitória da Atalanta frente ao Torino dá grande ajuda ao Benfica; confira os possíveis adversários dos encarnados, que vão estar no pote 2 do sorteio, na nova Liga dos Campeões
O Benfica já tem assegurada a presença na fase de liga da nova Liga dos Campeões em 2024/25 e um encaixe a rondar os 40 milhões de euros. Tudo porque, este domingo, a Atalanta não defraudou as expectativas dos benfiquistas e venceu o Torino, em casa, por 3-0, na última jornada da Serie A, garantindo que vai ser, pelo menos, 4.ª classificada no campeonato italiano. E até poderá subir ao 3.º, neste momento na posse da Juventus.
Fim da invencibilidade do Bayer Leverkusen impede as águias de entrarem de forma direta na Liga dos Campeões (para já); apuramento direto será carimbado se a Atalanta ficar nos quatro primeiros classificados da Serie A
Desta forma, a vaga de vencedor da Liga Europa que a equipa de Bérgamo utilizaria caso ficasse fora dos quatro primeiros irá para o clube com melhor ranking nas pré-eliminatórias, neste caso o Benfica.
A derrota do Bolonha em Génova (0-2), na passada sexta-feira, abriu caminho a que uma vitória da Atalanta nos dois jogos que lhe faltavam até final da temporada – defrontará ainda a Fiorentina, no próximo domingo, e, em caso de vitória, chegará ao pódio, ultrapassando a Juventus – fosse suficiente para assegurar lugar no top4.
Assim, o Benfica entrará direto na Champions e quem ‘chora’ este resultado da Atalanta é a Roma, que se apuraria para a prova milionária caso La Dea ficasse fora dos quatro primeiros do campeonato. Também o Slavia Praga, da República Checa, e o Salzburgo, da Áustria, beneficiaram com este triunfo da Atalanta, já que irão disputar a 3.ª pré-eliminatória da Champions, ao invés de entrarem em prova na 2.ª.
BENFICA NO POTE 2, OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS
A partir de 2024/25, a Liga dos Campeões vai mudar de formato, passando a ser disputada numa liga apenas, de 36 equipas, onde as oito primeiras garantem lugar nos oitavos de final e outras 16 disputarão um 'play-off' para ver quem se junta a estas, algo que já acontecia na Liga Europa e na Liga Conferência, por exemplo.
Cada equipa vai fazer oito jogos na fase de liga, quatro em casa e quatro fora, sempre contra adversários diferentes e dois de cada pote: quer isto dizer que, na prática, o pote em que se entra no sorteio perde importância. O Benfica estará no 2, enquanto o Sporting, o outro representante português na prova, estará no terceiro pote.
POTE 1: Manchester City, Bayern Munique, Real Madrid, PSG, Liverpool, Inter Milão, Borussia Dortmund, Leipzig e Barcelona
POTE 2: Bayer Leverkusen, Atlético Madrid, Atalanta, Juventus, BENFICA, Arsenal e Club Brugge
POTE 2 ou 3: Shakhtar Donetsk ou Eintracht Frankfurt, Milan e Feyenoord
POTE 3: SPORTING e PSV
POTE 3 OU 4: Celtic, Mónaco, Aston Villa, Bolonha, Girona e Estugarda
POTE 4: Sturm Graz e Brest