Benfica derrota Toulouse com dois penáltis de Di María na segunda parte
Benfica-Toulouse, Estádio da Luz. Foto: D.R.

Benfica derrota Toulouse com dois penáltis de Di María na segunda parte

NACIONAL15.02.202422:03

Águia não fez um jogo brilhante, mas sai da Luz com o objetivo principal cumprido

O Benfica venceu o Toulouse por 2-1 no Estádio da Luz, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, após beneficiar de dois penáltis na segunda parte.

A primeira parte não teve grande história. O Toulouse até pareceu ter começado melhor e com mais vontade, forçando o Benfica a reconhecer que, apesar da má fase na Ligue 1, os franceses vieram a Lisboa para discutir o jogo. Valeu António Silva que, em mais que uma ocasião, cortou para fora ataques potenciais dos visitantes.

Com dez minutos decorridos, o Benfica foi-se superiorizando no jogo, com várias entradas na área adversária e outros tantos cruzamentos, sem que, no entanto, essas ações se traduzissem em verdadeiras ocasiões de golo. As águias iam aproximando-se da baliza contrária, mas a bola teimava em não balançar as redes e os jogadores acabaram por ir para o balneário sem que o marcador registasse qualquer mudança.

A segunda parte não trouxe grande acréscimo de qualidade ao jogo. Os dois conjuntos continuaram com um futebol muito organizado, mas empenado, sempre à procura de espaços que não existiam. No entanto, aos 68 minutos, através de uma grande penalidade, Di María desfez o nulo e pôs o Benfica em vantagem. Foi sol de pouca dura: aos 75, Desler rematou de primeiro dentro da área das águias e bateu Trubin, que não teve hipóteses.

O marcador foi-se mantendo intacto até ao final do tempo regulamentar, até que, no tempo adicional, o Benfica voltou a beneficiar da marcação de uma grande penalidade: Di María não vacilou, e a bola beijou a rede. Vitória suada do clube encarnado, que visita agora os adversários na próxima semana, para discutir a segunda mão do play-off, um pouco mais descansado.

Veja abaixo as principais incidências do jogo:

Termina o encontro!

Benfica sai vitorioso contra o Toulouse, com Di María em evidência, após marcar dois penáltis na segunda parte.

90+8' - Di María, novamente de penálti! O argentino volta a não desperdiçar o lance de bola parada, e o Benfica sorri no final.

Golo do Benfica!

Mawissa foi expulso, na sequência do lance, por acumulação de amarelos. Os jogadores do Toulouse protestaram o penálti, e Magri acabou por também ver o amarelo.

90+6' - Penálti para o Benfica! As águias têm aqui uma oportunidade de ouro para sair da Luz com uma vitória.

90+3 - António Silva esteve muito perto de colocar o Benfica em vantagem, mas a bola sai ligeiramente por cima.

90' - O árbitro dá sete minutos de tempo adicional.

O golo do Toulouse que empatou a partida:

87' - Substituição no Benfica, sai Arthur Cabral, entra Marcos Leonardo. Pernas frescas no ataque para tentar sair da Luz com a vitória no bolso.

Estão 56553 espectadores nas bancadas do Estádio da Luz!

76' - O Toulouse empata a partida! Remate de primeira de Desler, e a bola a beijar a rede de Trubin.

Golo do Toulouse!

O golo de Di María:

73' - Arthur Cabral muito perto de aumentar a vantagem para os encarnados!

67' - Golo de Di María! Está desfeito o nulo. O argentino não desperdiçou o penálti e colocou o Benfica em vantagem. 

Golo do Benfica!

Penálti assinalado! Por mão na bola do número 6, Costa.

66' - O árbitro vai ao VAR verificar um potencial penálti.

Aplauso ensurdecedor  para Schmidt aquando da saída de João Mário. Os adeptos estão descontentes com o rendimento do português.

59' - Substituições no Benfica: sai Álvaro Carreras e João Mário, entram Alexander Bah e David Neres.

57' - Restes, guarda-redes do Toulouse, a ser muito assobiado pelas perdas de tempo que tem vindo a protagonizar. No entanto, o árbitro mostrou finalmente amarelo ao guardião, originando aplausos nas bancadas!

51' - Álvaro Carreras a rematar de fora da área, mas a bola sai frouxa e Restes apanha-a com facilidade.

47' - Primeiro cruzamento do segundo período, logo para o Benfica que, no entanto, não consegue dar seguimento, à semelhança da primeira parte.

Começa o segundo tempo!

Teremos golos na segunda parte da partida?

Adeptos do Benfica descontentes no apito para o intervalo:

Termina a primeira parte!

Primeiros 45 minutos sem muito encanto no Estádio da Luz, que ainda não viu golos esta noite.

45+1' - Grande tentativa de João Mário, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

44' - Os adeptos do Toulouse têm sido incansáveis no apoio à equipa, ouvindo-se alto e bom som no Estádio da Luz.

A tentativa de Rafa:

38' - Pontaria a mais! Rafa, com um grande remate em arco, a acertar na trave, onde a coruja dorme!

37' - O árbitro mostra o primeiro amarelo da partida, e os adeptos, após sucessivas assobiadelas, rejubilam! Tem sido muito contestado esta noite, o árbitro lituano. Cartão mostrado a Stijn Spierings, após sucessivas faltas.

35' - Os adeptos tentam puxar o Benfica para a frente, gritando o nome da equipa. Mas não está fácil... o jogo está muito empenado.

30 minutos de jogo decorridos: muitos cruzamentos e entradas na área por parte do Benfica, mas poucas ocasiões reais de golo.

28' - Remate de João Mário, de longe! As águias vão acumulando tentativas de ataque, mas sem grande sucesso.

26' - Novo cruzamento para a área, mas Di María recebeu sem grandes condições.

24' - Jogo muito morno até agora, com as equipas a concederem pouco espaço. Muita bola no meio-campo, algumas entradas na área de parte a parte, mas, até agora, ainda não houve verdadeiro perigo para nenhuma baliza.

A coreografia no Estádio da Luz antes de o jogo começar:

17' - Mais um ataque do Benfica, que está a conseguir entrar na área contrária com mais frequência nos últimos minutos.

15' - Kokçu a rematar de longe, com potência, mas a bola sai ligeiramente ao lado da baliza de Restes.

11' - Rafa a encontrar João Mário na área, mas o último não conseguiu chegar à bola.

9' - Que perigo! Ataque do Toulouse pela esquerda, com Dallinga a não conseguir acertar na baliza. O Benfica está com dificuldades em parar as investidas dos franceses.

7' - Di María a cair na área adversária! Benfica pedia penálti, mas o árbitro mandou seguir.

6' - Ataque perigoso do Toulouse, mas os jogadores atrapalharam-se na área das águias. Começo promissor para os franceses, que estão a jogar sem medo na Luz.

Começa o jogo!

Rola a bola na Luz.

Está tudo pronto para mais um grande jogo de futebol no Estádio da Luz!

Festa dos adeptos do Toulouse em Lisboa!

Aquecimento dos jogadores do Toulouse.

Estrelas encarnadas já chegaram ao estádio!

Outro ângulo da chegada dos adeptos franceses ao recinto das águias!

Suplentes do Toulouse: Babicka, Cásseres, César, Cissoko, Dominguez, Kamanzi, Lacombe, Magri, Mawissa, Skytta.

Onze do Toulouse: Restes; Desler, Costa, Nicolaisen, Diarra; Spierings, Sierro; Donnum, Gboho, Suazo; Dallinga

Treinador do Toulouse: Carles Martínez.

Arthur Cabral volta ao onze, depois de uma breve passagem pelo banco. Uns dirão que correu mal a decisão do último encontro, uma vez que o Benfica não conseguiu levar a vitória do Estádio D. Afonso Henriques; outros dirão que o brasileiro saiu do banco e conseguiu o golo do empate, pelo que até correu bem. O certo é que Roger Schmidt decide voltar à receita que lhe tem dado mais pontos, com um ponta de lança fixo.

Roger Schmidt mantém a aposta em Aursnes na lateral direita, e decide começar o reforço espanhol na lateral esquerda.

Suplentes do Benfica: Samuel S., André Gomes, Morato, Tomás A., Bah, Florentino, Tiago Gouveia, Neres, Rollheiser, Tengstedt e M. Leonardo.

Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras; João Neves, Kokçu; Di María, Rafa, João Mário; Arthur Cabral. 

Treinador do Benfica: Roger Schmidt.

Já temos onze do Benfica!

O início da tarde trouxe chuva à capital, mas as nuvens abriram-se, talvez como favor aos adeptos do Benfica (e aos do Toulouse), que esperam ver hoje o espetáculo das noites europeias em todo o seu esplendor!

A BOLA testemunhou o momento em que os adeptos do conjunto francês chegaram ao Estádio da Luz: com festa e muito barulho!

Adeptos do Toulouse a chegarem ao recinto, em peso!

O Benfica chega a esta eliminatória após cair da fase de grupos, onde acabou, com muito esforço e suor, no terceiro lugar do seu grupo. As águias tiveram um arranque em falso na Europa, mas parecem ter estabilizado o modelo de jogo nos últimos meses, e esperam poder continuar a sorrir internacionalmente, desta vez às quintas-feiras. O clube encarnado ocupa o primeiro lugar da Liga, embora à condição, e quererá transportar a boa forma para o nível internacional.

Por outro lado, o Toulouse é estreante nesta fase, e quer deixar melhor imagem do que a que tem evidenciado nas provas nacionais. O clube ocupa atualmente a 14.ª posição na Ligue 1, tendo sido eliminado da taça francesa por uma equipa do terceiro escalão. No entanto, derrotaram o Liverpool por 3-2 na fase de grupos da Liga Europa, resultado que demonstra que os franceses podem fazer estragos se forem menosprezados.

Donatas Rumšas, árbitro lituano, é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes os compatriotas Aleksandr Radius e Dovydas Sužiedėlis, bem como o quarto árbitro Robertas Valikonis. Os neerlandeses Pol van Boekel e Jeroen Manschot completam a equipa de arbitragem, com as funções de VAR/AVAR.

Para mais informações sobre o encontro e ambas as equipas, leia a antevisão da partida:

Benfica-Toulouse: águia à caça de troféu europeu

15 fevereiro 2024, 08:00

Benfica-Toulouse: águia à caça de troféu europeu

Encarnados querem esquecer desaire frente ao V. Guimarães e iniciar a Liga Europa com o pé direito; Toulouse procura afastar o mau momento na Ligue 1 e agarrar-se à competição europeia