Derrota difícil, ausência de Neres, descontentamento dos adeptos: tudo o que disse Roger Schmidt

NACIONAL11.08.202421:03

Treinador deu uma conferência de imprensa muito curta após derrota em Famalicão

Roger Schmidt mostrou-se desapontado com a derrota do Benfica por 2-0 contra o Famalicão na conferência de imprensa após o apito final, mas pede que se olhe para a frente, pois «este jogo já não dá para vencer». Admitiu que compreende o descontentamento dos adeptos e reconheceu que a equipa falhou em transportar para o campo o que trabalhou durante a pré-temporada.

— Como encara esta derrota?

— Difícil. Parabéns ao Famalicão, mereceram ganhar o jogo. Fizeram uma boa exibição, muito frescos e compactos, temos de admitir que tiveram melhores oportunidades e ganharam. Para mim, é difícil explicar e avaliar o jogo porque sei que todos os meus jogadores queriam fazer um bom jogo, estavam motivados, estiveram bem na pré-época, nos treinos e nos jogos. Hoje foi a prova novamente de que, com o primeiro jogo oficial, a pré-época acabou, tínhamos de aparecer e não o conseguimos fazer. Não conseguimos transportar para o relvado o que fizemos durante a pré-época. O nosso jogo não foi bom, falhámos coisas básicas como duelos, segundas bolas… penso que todos os duelos 50/50 foram para o Famalicão. Penso que fomos compactos durante a pré-época e isso faltou hoje. Depois do primeiro golo ficou mais difícil, o adversário ficou mais confiante, tentámos criar oportunidades, tivemos algumas, mas não era desta forma que queríamos jogar, podemos praticar melhor futebol. Individualmente, os jogadores também não estiveram no melhor nível e, claro, a responsabilidade é minha porque depois de cinco semanas espero que os jogadores estejam na melhor forma. Estavam ontem, mas hoje não conseguiram transportar essa boa forma para o jogo.

— Porque é que David Neres não esteve presente no jogo hoje? Não seria um jogador que poderia ajudar a desbloquear?

— É um jogador que pode ganhar duelos e criar oportunidades, o que é sempre importante, mas a situação é clara. O jogador que sair, o Benfica está em conversações concretas com o novo clube e eu preciso de jogadores que estejam totalmente focados no Benfica, especialmente no início da época, e foi por isso que ele não fez parte do plantel hoje. Arthur Cabral ficou de fora porque tínhamos dois avançados, Pavlidis e Marcos Leonardo, foi a minha decisão.

— O que falhou na exibição do Benfica?

— A equipa não esteve agressiva nem compacta, não conseguimos ocupar os espaços. O Famalicão teve muito tempo para encontrar soluções e, a jogar entre linhas, podíamos ter feito melhor. No meio-campo, Barreiro e Florentino estiveram fortes a ganhar bolas durante a pré-época, mas hoje perdemos muitos duelos, não conseguimos antecipar bem os passes.

— O que pode dizer aos adeptos depois desta derrota?

— Nova época, queríamos começar de uma forma positiva. Os adeptos apoiaram-nos durante o jogo todo, é normal que estejam desapontados. É o que é, as expectativas no Benfica são muito altas, temos de saber lidar com a pressão. Perdemos o jogo e a única coisa que podemos fazer é reagir no próximo jogo, porque este jogo já não o podemos ganhar. Perdemos, estamos desapontados com a nossa exibição e temos de fazer melhor na próxima semana.