Benfica-Barcelona fez história na UEFA Champions League e Pavlidis… também

Avançado grego fez um hat-trick, no quinto jogo com mais golos na competição, este século, e perdeu, algo que só tinha acontecido com outros quatro jogadores

O duelo entre o Benfica e o Barcelona (4-5) foi o quinto jogo com mais golos na UEFA Champions League, este século, igualando os nove golos de outros cinco jogos, incluindo Tottenham-Bayern (2-7, em 2019), Manchester City-Leipzig (6-3, em 2021) e PSG-Maccabi Haifa (7-2, em 2022).

Essa partida na Luz ficou apenas atrás de quatro jogos: Barcelona-Bayern (2-8, em 2020), Mónaco-Deportivo da Corunha (8-3, em 2003), Bayern-Dínamo Zagreb (9-2, em 2024) e Dortmund-Legia (8-4), sendo que a penúltima aconteceu logo na primeira jornada desta fase de liga.

Curiosamente, nesse encontro entre o Man. City e o Leipzig, aconteceu uma situação semelhante à da do jogo desta última terça-feira, um jogador que fez três golos… perdeu o jogo. Pavlidis fez o terceiro hat-trick mais rápido da competição, mas os catalães acabaram por levar a melhor. Já na derrota dos alemães com os ingleses, por 6-3, Nkunku fez os três tentos, mas não valeram de muito.

Apenas três outros atletas conseguiram essa proeza. Em 2020, o Leipzig derrotou o Basaksehir, na Turquia, por 4-3, e Kahveci fez um hat-trick pelos turcos. Dez anos atrás, foi a vez de Gareth Bale, num jogo histórico entre o Tottenham e o Inter, que terminou com os italianos a celebrarem a vitória, também por 4-3, apesar da exibição monumental do galês. Por fim, em 2003, Ronaldo Fenómeno fez um hat-trick em Old Trafford, mas o Manchester United venceu precisamente pelo mesmo resultado.