Benfica: avança Álvaro Carreras

NACIONAL19.08.202423:00

Lesão de Beste abre caminho para a titularidade do lateral-esquerdo espanhol frente ao E. Amadora

Jan-Niklas Beste tem uma lesão muscular na perna esquerda e só voltará a competir depois da paragem para os jogos das seleções nacionais de início de setembro. O lateral-esquerdo alemão falhará o jogo de sábado, no Estádio da Luz com o E. Amadora, e também a deslocação a Moreira de Cónegos, no dia 30. Depois, os encarnados só voltarão a jogar a 15 de setembro, na receção ao Santa Clara.

No jogo de sábado passado, com o Casa Pia, da 2.ª jornada do campeonato (3-0), Beste sentiu uma picada na parte de trás da coxa esquerda e deixou-se cair imediatamente para ser assistido. Teve de ser substituído aos 20 minutos por Álvaro Carreras. Tratando-se de problema muscular, era expectável uma paragem de semanas.

Ainda em momento de afirmação no Benfica e na equipa, esta é uma contrariedade para Beste, que teoricamente foi contratado para ser o titular. Assinou até 2029 e ficou com uma cláusula de rescisão de €50 milhões.

Na carreira, o alemão já teve de enfrentar algumas paragens longas devido a lesões musculares. O historial do defesa, apresentado pelo site Transfermarket, mostra paragem de uma semana no início do ano devido a problemas musculares, no Heidenheim. Casos mais sérios e mais recentes só em 2020/21 e 2021/22, quando jogava nos alemães do Jahn Regensburg, por empréstimo do Werder Bremen. Durante esse período, Beste parou um mês devido a lesão numa coxa e ao todo, mas em diferentes momentos, esteve mais quase dois meses a recuperar de roturas de problemas musculares.

ESPANHOL AVANÇA

O azar de Beste representa, porém, uma chance para Álvaro Carreras ganhar espaço e provavelmente será ele o titular no sábado, frente ao E. Amadora. O lateral-esquerdo espanhol de 21 anos substituiu Beste no desafio com o Casa Pia e fez uma boa exibição, inclusivamente com participações importantes nos lances do primeiro e do segundo golos dos encarnados.

Contratado em janeiro por empréstimo ao Manchester United, e em definitivo no início desta temporada, por €6 milhões, Carreras é uma aposta da SAD para o imediato, mas sobretudo a médio prazo. A resposta que ele der neste período de ausência de Beste também ajudará Schmidt, o treinador do Benfica, a concluir se o espanhol está pronto para se assumir como candidato sério a dono do lugar.