Benfica: aprovadas listas separadas e possível 2.ª volta nas eleições
AG do Benfica para revisão dos estatutos (DR)

Benfica: aprovadas listas separadas e possível 2.ª volta nas eleições

Sócios encarnados reunidos pela terceira vez para discutir artigos dos estatutos

Os sócios do Benfica aprovaram, neste sábado, a possibilidade de segunda volta nas eleições, assim como a apresentação de listas separadas aos órgãos sociais.

Benfica: terceiro capítulo da assembleia dos estatutos

14 dezembro 2024, 07:30

Benfica: terceiro capítulo da assembleia dos estatutos

Sócios retomam a Assembleia Geral Extraordinária. Temas fortes em discussão: listas separadas para a eleição dos órgãos sociais, segunda volta das eleições e votos das casas. AGE não deve acabar hoje

O debate em torno do artigo 64.º era dos mais aguardados do terceiro dia da Assembleia Geral Extraordinária de revisão dos estatutos. Vários sócios tinham apresentado alternativas ao texto da proposta de consenso, já aprovada na generalidade, mas ficou acordado que seria votada apenas a moção do associado José Alexandre Bogas, ainda que separada em dois pontos, que acabaram ambos aprovados.

Aprovada com 82,6 por cento dos votos, vingou a proposta que permite a apresentação de listas separadas às eleições do clube. Os estatutos em vigor preveem a apresentação de listas completas, sendo que a mais votada preenche os lugares nos diferentes órgãos sociais. Esta alteração, agora aprovada, abre a possibilidade de ganhar uma lista para a direção, e depois outra, ligada a um candidato diferente, eleita para a Mesa da Assembleia Geral, por exemplo.

Ratificada por uma percentagem ainda maior de votos, 88 por cento, foi a proposta que contempla a realização de uma segunda volta nas eleições do Benfica, caso nenhuma da lista consiga reunir mais de 50 por cento dos votos. Nesse cenário, a corrida eleitoral fica reduzida às duas listas mais votadas, que vão a votos numa segunda volta, a realizar no praxo máximo de 15 dias.