Benfica: adeptos que atiraram tochas não foram detidos
Pirotecnia é um dos principais motivos (Maciej Rogowski/IMAGO)
Foto: IMAGO

Benfica: adeptos que atiraram tochas não foram detidos

NACIONAL09.11.202317:30

Clube desconhece identidade e não fará mais comentários

Os adeptos do Benfica identificados pela Real Sociedad, forças de segurança e de autoridade como autores da deflagração e do arremesso de tochas no jogo de quarta-feira da Liga dos Campeões puderam deixar o estádio em liberdade.

Adeptos do Benfica em liberdade

9 novembro 2023, 16:35

Adeptos do Benfica em liberdade

Os quatro detidos (um da Real Sociedad) antes do jogo da Liga dos Campeões passaram a noite na esquadra

O clube basco informou, nas redes sociais, algumas horas depois do fim da partida, que para lá da identificação esses adeptos tinham sido notificados judicialmente. Foram, antes, confrontados com as imagens gravadas pelas câmaras de vigilância. Só depois, então, da citação judicial lhes foram devolvidos os pertences para deixar o Estádio de Anoeta.

A Real Sociedad partilhou, também nas redes sociais, o arsenal de pirotecnia apreendido aos adeptos durante os procedimentos de segurança à entrada para o estádio. «As pessoas foram revistadas, até se descalçaram, conseguimos apanhar muitas tochas e outro material, mas algumas passaram», afirmou, no fim do jogo, o presidente da Real Sociedad, Jokin Aperribay. Na sala de imprensa, tomado pela emoção, o dirigente chegou a dizer que não se podia permitir «que esses delinquentes deixem San Sebastián». «Vamos tentar com que sejam presos», disparou. Os adeptos do Benfica, porém, saíram do estádio apenas com uma notificação de acusação.

A Real Sociedad, porém, não vai deixar cair o caso. Aperribay prometeu ir até às últimas consequências para que os adeptos do Benfica que atiraram as tochas do anel superior para o inferior do estádio «paguem pelo que fizeram». Os advogados do clube já foram instruídos para agir judicialmente para que «esses delinquentes acabem na cadeia».

O Benfica desconhece a identidade dos adeptos e não fará mais comentários para lá do que está vertido no comunicado.