Bélgica-Israel será jogado na Hungria por questões de segurança
A Pancho Arena tem capacidade para receber 3 500 pessoas. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Bélgica-Israel será jogado na Hungria por questões de segurança

INTERNACIONAL13.07.202423:36

Várias cidades do país optaram por não receber o encontro da Liga das Nações devido ao conflito em Gaza e a UEFA propôs a Pancho Arena como alternativa

O jogo da primeira jornada da Liga das Nações entre a Bélgica e Israel, do próximo dia 6 de setembro, pode vir a ser realizado na Hungria devido a questões de segurança.

De acordo com o jornal HLN, a situação que decorre em Gaza e o papel de Israel estão na origem da decisão das cidades de Liége, Leuven, Bruxelas, Bruges e Antuérpia em terem recusado receber a partida, alegando falta de condições de segurança e de se tratar de um perigo desproporcionado, mesmo se fosse realizado à porta fechada.

Comunicada a decisão de não acordo, a Real Federação Belga de Futebol procurou saber esta semana junto da UEFA possíveis alternativas, tendo sido proposta como opção a Pancho Arena, na Hungria, casa do Puskas Academy FC e localizado a escassos metros da casa do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em Felcust.

Embora tenha sido inaugurado em 2014, existe algumas reticências sobre a escolha para receber um jogo desta dimensão de segurança, uma vez que, embora esteja habituado a receber jogos da seleção húngara, o estádio tem apenas capacidade para receber 3.500 pessoas.

A confirmar-se a decisão de deslocar o encontro para a Hungria, estima-se que a federação belga perca cerca de um milhão de euros em receitas relacionadas com o jogo, juntando, ainda, todos os custos relacionados com a deslocação.