«Belenenses e UD Leiria merecem os grandes palcos»

Liga 3 «Belenenses e UD Leiria merecem os grandes palcos»

NACIONAL20.05.202310:16

Silas jogou quatro anos em cada um dos atuais finalistas da Liga 3, UD Leiria e Belenenses. E esteve como jogador nas últimas vezes que ambos chegaram à final da Taça de Portugal, em 2003 e 2007, tendo perdido ambas. Estará hoje no Jamor e a A BOLA fala ainda da cisão entre o Belenenses clube e a SAD. 
 
- Belenenses e UD Leiria finalistas da Liga 3, no Estádio Nacional. As duas equipas que Silas mais representou na carreira (quatro anos, cada). Que sentimentos lhe provoca esta final?
- São dois emblemas muito importantes para mim. O UD Leiria permitiu-me a estreia na I Liga e a ida à Seleção Nacional; e o Belenenses pela dimensão que tinha, algo que se notava no clube, nos adeptos no estádio… Era a fase do mister Jesus, e o nível era muito bom; era um clube diferente. A verdade é que as duas equipas passaram por situações difíceis, ambas a recomeçar nos Distritais… E cá estão de volta aos profissionais. E que rapidamente cheguem ao lugar que merecem, os grandes palcos, pelo que ambos representam para o futebol português, um pela história, outro por ser emblema de uma região. E por terem muitos adeptos.


- De facto, este caminho das pedras de ambos, dos Distritais à Liga 2, acabou por levar milhares de pessoas regularmente aos estádios… Isto sabendo que, na Liga, tinham bancadas muito despidas…
- Em ambos a sensação de bancadas vazias tem a ver com o tamanho dos estádios. Depois, na Liga, os horários não ajudam… Jogos à noite no domingo ou à segunda-feira, digamos que não é convidativo. Eu entendo as necessidades da TV, mas… à tarde, claro que irá mais gente ao estádio. E ainda há o preço dos bilhetes nas divisões profissionais. São fatores a ter em conta para chamar mais gente aos estádios. Porque não mais jogos de manhã?

- Vai estar no Jamor a assistir à final? E sabe que a última vez que Belenenses e UD Leiria estiveram numa final de Taça, naquele palco, foi em ambos com Silas a jogar?
-  Tinha essa ideia, não tinha total certeza. Sei que perdi ambas [pelo UD Leiria, 0-1, com o FC Porto, em 2002/2003; pelo Belenenses, 0-1, com o Sporting, em 2006/2007]. Agora vou finalmente ganhar [risos], aconteça o que acontecer. E lá estarei ao vivo a desfrutar. A escolha do estádio é perfeita e diz-me muito e também aos dois clubes. Será uma grande festa. 

Leia mais na edição impressa ou subscreva a edição digital de A BOLA