Barcelona: os detalhes da reunião que resultou na continuidade de Xavi
Joan Laporta cm Xavi (IMAGO)

Barcelona: os detalhes da reunião que resultou na continuidade de Xavi

INTERNACIONAL25.04.202417:51

Saída do treinador anunciada pelo próprio em janeiro acaba por não ter efeito; direção e técnico unidos sobre o rumo a tomar para a próxima época

Os rumores intensificaram-se nas últimas semanas, até que esta quinta-feira se tornou oficial: Xavi continuará mesmo no Barcelona na próxima temporada, tal como foi anunciado em conferência de imprensa.

Este acordo só foi possível após duas reuniões que tiveram lugar esta quarta-feira, durante as quais diferentes fatores foram acordados, mas que, no geral, mostram que a direção e Xavi estão, de momento, de acordo sobre o plano de ataque para a época 2024/25, após uma temporada em que o clube não deverá ganhar qualquer troféu - está a 11 pontos do Real Madrid a seis jornadas do fim da La Liga.

Deco foi uma peça importante no desenrolar dos acontecimentos. Segundo o Mundo Deportivo, após o treino da equipa de João Cancelo e de João Félix, realizado na Cidade Desportiva de Sant Joan Despí, o diretor-desportivo do clube decidiu reunir-se logo ali com Xavi, para abordar o futuro deste.

Aí foi acordado que os dois se encontrassem com o presidente Joan Laporta na sua casa, juntamente com o vice-presidente Rafa Yuste e outros elementos da direção.

Por volta das 19.30 horas locais, já estavam todos reunidos no domicílio de Laporta, onde foram precisos apenas três minutos para Xavi acordar a sua permanência no clube.

Laporta ficou de imediato satisfeito, acreditando ser esta a melhor opção do que outras que foram consideradas – tais como Hansi Flick e até Sérgio Conceição.

A projeção de jovens da formação na equipa principal também é visto como um elemento essencial pela direção. E Xavi já provou saber fazê-lo, com os exemplos de Lamine Yamal, Pau Cubarsí, Fermín López, Héctor Fort e Marc Guiu.

Já a Marca acrescenta que Deco explicou a Xavi que a aposta no mercado de transferências não poderá ser significativa, devido à delicada situação financeira que os culés enfrentam há vários anos.

Apesar disto, continuam a ser vários os meios de comunicação espanhóis que apontam Bernardo Silva ao Barça, se bem que, para tal acontecer, o clube deverá ter de vender um dos seus jogadores por um valor considerável.

Por fim, a reunião terminou já por volta da uma hora da madrugada, poucas horas antes de o clube convocar uma conferência de imprensa para anunciar a decisão final.