Barcelona e Atlético de Madrid enfrentam-se com João Félix no olho da tempestade
Foto IMAGO/ZUMA Wire
Foto: IMAGO

Antevisão Barcelona e Atlético de Madrid enfrentam-se com João Félix no olho da tempestade

INTERNACIONAL03.12.202308:45

O português, emprestado pelo colchoneros aos catalães, tem dado muito que falar nos últimos dias

O Barcelona recebe o Atlético de Madrid a contar para a 15.ª jornada de La Liga. 

No epicentro do duelo está o português João Félix, do Barcelona... e do Atlético de Madrid. O avançado está emprestado pelo clube da capital e, devido às regras do campeonato espanhol, pode enfrentar a equipa que detém o seu passe. Pelas palavras de Félix, o Atlético é apenas isso, porque a sua equipa é o Barcelona.

Nos últimos dias, o ex- Benfica falou sobre o estilo de jogo de ambos os clubes e a sua resposta não podia ser mais direta: «Claro que prefiro o estilo do Barça, eu e todos os jogadores. Se perguntar aos futebolistas do Atlético de Madrid, eles também vão responder que preferem jogar de forma mais ofensiva. E, se não responderem isso, estarão a mentir.» 

Enrique Cerezo, presidente do Atlético de Madrid, também já se pronunciou sobre o português, afirmando esperar que «ele não festeje.» Diego Simeone, por seu turno, não quis falar de Félix porque, segundo o próprio, só fala de «jogadores que fazem parte da equipa.»

«Espero que Félix não festeje se marcar ao Atlético...»

1 dezembro 2023, 10:25

«Espero que Félix não festeje se marcar ao Atlético...»

Em vésperas de duelo entre 'colchoneros' e 'culés', presidente do Atl. Madrid diz que português é um «jogador magnífico», que não está no clube «por várias circunstâncias»; «Se beija o símbolo do Barcelona é porque sente o Barcelona...», atira

Para lá de Félix, o Barcelona e o Atlético partilham também o mesmo número de pontos, 31, ainda que os colchoneros tenham menos um jogo disputado. A equipa de Barcelona está a recuperar das várias baixas que tem sentido, como é o caso de ter Stegen ou Sergi Roberto, mas ambos os jogadores devem ficar de fora desta partida. Gavi também é baixa, uma vez que já não joga esta época. Por seu turno, Diego Simeone não pode contar com Pablo Barrios e Lemar, ambos lesionados, mas Memphis Depay já voltou às contas do argentino.

O Barcelona deverá assumir o controlo de jogo, sobretudo com o regresso de Frenkie de Jong. O neerlandês esteve quase três meses afastado dos relvados e, no jogo contra o FC Porto, notou-se logo a diferença de o ter em campo. É um dos grandes jogadores dos culés e será, certamente, uma das grandes armas da equipa, mas não a figura principal (lá chegaremos...)

Por seu turno, o Atlético de Madrid deverá continuar igual... a si próprio. A postura defensiva e autoritária no seu meio campo é imagem de marca de Simeone e não se espera que tal se altere para a partida em Barcelona, sobretudo, com uma frente de ataque tão em forma.

Barcelona

Sistema tático provável: 4x3x3

Onze provável: Iñaki Peña; João Cancelo, Koundé, Ronald Araújo, Baldé; Frenkie de Jong, Gundogan, Pedri; Raphinha, João Félix, Lewandowski.

Lesionados: ter Stegen, Sergi Roberto, Gavi.

A antevisão de Xavi

Xavi Hernández no banco do Barcelona. Foto: IMAGO/Pressinphoto

O técnico do Barcelona não fugiu ao tema João Félix. «As declarações dos seus ex-companheiros e defrontar a sua antiga equipa devem ser motivantes para ele. Vejo que está feliz, contente, comprometido e constante e estou muito feliz com o seu rendimento e com a forma como se adaptou ao grupo», descrevendo as palavras de Simeone como «uma paulada em João Félix.» Quanto à sua equipa, descreveu-a como tendo um «futebol coral», destacando a qualidade de jogo dos centrais, dos laterais e do meio-campo e a capacidade finalizadora de João Félix e Lewandowski.

A figura do Barcelona: 

Ataca, defende, abre na ala, junta-se ao meio-campo, marca, assiste, faz cortes providenciais... É um jogador do mais completo que há e, para além de fazer de tudo, também o faz como muito poucos. O jogo contra o FC Porto foi (mais um) exemplo daquilo que Cancelo consegue dar à sua equipa: uma dimensão ofensiva extremamente versátil de várias maneiras. A sua aproximação à baliza adversária é sempre um alerta e, com jogadores como Lewandowski, Félix ou até mesmo Gundogan a aparecer na área, a sua capacidade de atrair adversários pode revelar-se letal.

João Cancelo celebra golo ao FC Porto (Foto: CordonPress/IMAGO)

Atlético de Madrid

Sistema tático provável: 5x3x2

Onze provável: Oblak; Giménez, Witsel, Hermoso; Molina, De Paul, Koke, Marcos Llorente, Saúl; Morata, Griezmann

Lesionados: Barrios, Lemar

A antevisão de Diego Simeone

Diego Simeone (IMAGO)

Diego Simeone afirmou que o encontro era «tão importante como o jogo com o Almería na próxima semana», mas não deixou de elogiar o seu adversário. «O Barcelona tem grandes registos ofensivos, muito bons a atacar com as segundas linhas. Se os centrais e os médios estiverem muito à vontade, vão criar perigo, por causa da qualidade que têm os jogadores.» Sobre João Félix, El Cholo disse que nada diria, mas acabou por dizer que «o futebol não se explica num só desafio, o importante é a continuidade, a história que está para trás. Todos podem fazer um bom jogo.» O objetivo é muito simples: «vamos tentar levar o jogo para onde podemos magoar o Barcelona», diz Simeone.

A figura do Atlético:

Neste destaque, também podia estar Morata, que tem formado uma parceria absolutamente letal com o francês, mas aquilo que Griezmann adiciona à equipa transcende os golos. O facto de ser o mago numa equipa tão rígida e disciplinada como o Atlético vem da sua enorme inteligência tática, que lhe permite estar no sítio certo à hora certa. Raramente decide mal, tem o perfume de criativo e finaliza como poucos. Já leva nove golos no campeonato esta época e é a principal força ofensiva do terceiro melhor ataque da liga - só os líderes Real Madrid e Girona já marcaram mais.

Foto IMAGO/Pressinphoto

O encontro entre Barcelona e Atlético de Madrid joga-se este domingo, pelas 20 horas (hora de Portugal Continental).