Banza titular é golo pela certa
Simon Banza (Imago/Pedro Loureiro)
Foto: IMAGO

Banza titular é golo pela certa

NACIONAL27.09.202308:35

São os números que o garantem: sempre que jogou de início o avançado ‘molhou a sopa’ e é o segundo melhor marcador

Simon titular Banza é o mesmo que dizer Simon golo Banza. O avançado francês reforçou ainda mais este(s) desígnio(s) na partida com o Boavista, contribuindo com um tento para a goleada (4-1) imposta pelos arsenalistas aos axadrezados - e que não só significou a primeira derrota dos das panteras no campeonato, como também as retirou da liderança. 

Nessa partida, Simon Banza, à ponta de lança, estava no sítio certo para desviar a assistência primorosa de Pizzi, corria o minuto 37, e voltava, assim, a fazer o que melhor sabe: golos. Sendo que, na temporada em curso, o gaulês tem apresentado uma particularidade curiosa e… convidativa (para Artur Jorge, entenda-se): sempre que joga de início… marca. Dos quatro golos já anotados, Banza até começou a faturar como suplente utilizado. 

Na (difícil) vitória (4-2) em Chaves, na 2.ª jornada, o ponta de lança de 27 anos saltou do banco aos 77 minutos e quatro depois já estava a fazer o gosto ao pé. Um golo de capital importância para os guerreiros, uma vez que lhes devolveu a vantagem no jogo - Bruma havia adiantado o SC Braga, Héctor Hernández consumou a reviravolta para o Chaves e Pizzi, já nos descontos, confirmou o triunfo dos minhotos. 

Depois disso, Simon Banza passou por um período de três jogos sem faturar, até que o mês de setembro voltou a ser de felicidade. Golos ao Moreirense, ao Farense e ao Boavista, precisamente os únicos três jogos em que o ponta de lança francês foi titular em 2023/2024.

 Estes dados jogam, pois, a favor da possível titularidade de Simon Banza diante do Estrela da Amadora, em partida agendada para amanhã, às 20.15 horas, na Reboleira. Além disso, refira-se os números entretanto acumulados pelo avançado gaulês permitiram-se a subida à vice-liderança dos melhores marcadores do SC Braga esta temporada. Porque melhor do que Banza apenas está Bruma, que já soma cinco golos. O francês está apenas a um do extremo português, seguindo, neste particular, em parelha com Ricardo Horta e Álvaro Djaló.