Autuori e Atlético Nacional caem nos penáltis: Millonarios campeão (vídeo)

Colômbia Autuori e Atlético Nacional caem nos penáltis: Millonarios campeão (vídeo)

INTERNACIONAL25.06.202317:38

O Millonarios, treinado por Alberto Gamero, somou na madrugada deste domingo o seu 16.º título de campeão nacional da Colômbia, ao derrotar na segunda mão da final do ‘play-off’ do Torneio de Abertura o Atlético Nacional, de Medellín – formação orientada pelo técnico brasileiro Paulo Autuori - por 3-2 no desempate por penáltis, após 1-1 nos 90’ (0-0 no jogo da primeira mão, no dia 22), em jogo disputado no Estádio El Campín, em Bogotá.

O Millonarios ficou, assim, a um título do Atlético Nacional, ainda o mais vencedor da história na Colômbia, com 17 títulos, enquanto o América surge logo atrás da equipa de Bogotá, com 15 conquistas.

Um final dramático para em encontro no qual o técnico brasileiro, de 66 anos, que durante mais de uma década, de 1986 a 1997, passou no futebol português – orientou V. Guimarães (1986/87 e 1989/90), Nacional (1987 a 1989), Marítimo (1991 a 1993, e de novo em 1994/95) e Benfica (1996/97) -, até fez entrar Jarlan Barrera propositadamente para o desempate da marca dos 11 metros... mas este desiludiu: foi o terceiro e último da sua equipa a falhar a conversão, permitindo a defesa ao guardião dos locais, Álvaro Montero, com Larry Vásquez a converter, depois, o penálti da vitória (3-2).

Um jogo dirigido pelo árbitro Carlos Gutiérrez e no qual, após o ‘nulo’ na primeira mão, Autuori e os visitantes ainda sonharam, quando aos 31’ Jefferson Duque adiantou os visitantes no marcador (0-1). O empate (1-1) chegou aos 70’, com Andrés Kibas a desfeitear o guardião da formação de Medellin, Kevin Mier.

Na série de cinco penáltis para desempatar a final deste Torneio de Abertura de 2023 – haverá ainda o Torneio Clausura, no corrente ano, recorde-se -, Banguero e Jefferson Duque foram os únicos a conseguir converter para a formação orientada por Paulo Autuori (Pabón, Zapata e Barrera falharam), enquanto Arias, Pereira e Larry Vásquez marcaram para os anfitriões (Valencia e Ruiz não converteram).

«É assim, é futebol, estamos tristes, mas, como sempre digo aos meus jogadores, temos de viver entre alegrias e tristezas, e manter o equilíbrio. Ficam as coisas boas conseguidas nesta caminhada. Como equipa, ainda temos de evoluir nalgumas coisas. E não mudaria uma vírgula deste discurso caso, em vez de perder, tivéssemos ganho», afirmou, no final, Paulo Autuori aos jornalistas, na conferência de imprensa realizada no recinto, após o encontro da madrugada deste domingo.

«Parabéns ao Millonarios, há que valorizar o mérito do rival. Para nós, tudo isto é um processo: temos de crescer e saber evoluir com ele, com desportivismo», disse Paulo Autuori, citado pelo DirectvSports.com.

Veja em anexo o momentos culminante e dramático em Bogotá, o da decisão nos penáltis: