Austrália desiste de organizar o Mundial-2034 e abre caminho à Arábia Saudita
Depois do Catar, em 2022, o Mundial pode voltar ao Médio Oriente

Austrália desiste de organizar o Mundial-2034 e abre caminho à Arábia Saudita

INTERNACIONAL31.10.202310:04

O país da Oceânia retirou a sua candidatura à organização ao Mundial 2034, deixando a Arábia Saudita sozinha na corrida. Prazo para apresentação de candidaturas termina esta terça-feira

A federação australiana de futebol decidiu retirar-se da corrida para organizar o Mundial masculino de 2034. «Explorámos a oportunidade de receber o Mundial da FIFA e – tomando em consideração todos os fatores – chegámos à conclusão de não o fazer para a edição de 2034 do evento», informa o comunicado.

O sistema de rotatividade que a FIFA impõe à organização do Mundial estabelece que, depois de organizar uma edição da competição, um continente não o poderá fazer nas duas edições seguintes.

Como o Mundial de 2026 será na América do Norte (EUA, México e Canadá) e o de 2030 terá lugar em três continentes diferentes – na América do Sul (Argentina, Uruguai e Paraguai), na Europa (Portugal e Espanha) e em África (com Marrocos) –, a edição de 2034 está apontado a Ásia ou Oceânia.

Agora, com a desistência da Austrália, ganha força o cenário de um Mundial na Arábia Saudita, até porque o prazo para a apresentação de candidaturas estabelecido pela FIFA termina esta terça-feira e é a única proposta apresentada. 

Houve conversações entre as federações de Austrália e Indonésia sobre uma possível candidatura conjunta entre os dois países, mas, há dez dias, esta última passou a apoiar a candidatura árabe, assim como a Confederação Asiática de Futebol. 

O organismo que rege o futebol australiano está, de momento, focado nas suas candidaturas à organização da Taça das Nações Asiáticas Feminina de 2026 – a competição de seleções feminina mais antiga do mundo – e ao Mundial de Clubes da FIFA de 2029.

A federação australiana afirma que, caso conseguisse isso «depois do Mundial Feminino de 2023 e com a organização confirmada dos Jogos Olímpicos de 2032, em Brisbane, seria uma década verdadeiramente dourada para o futebol australiano». 

A organização fez ainda um desejo: «À FIFA e aos eventuais organizadores do Mundial de 2034, desejamos o maior sucesso pelo bem do jogo e para todos os que amam o nosso desporto». 

Recorde-se que, para além da possível organização do Mundial de 2034, a Arábia Saudita também tem a intenção de organizar o Mundial feminino de futebol no ano seguinte.