Áudio do VAR: penálti bem assinalado a favor do Sporting em Arouca

João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, afirmou que a decisão da equipa de arbitragem foi correta, após a mão na bola ao remate de Pote, que resultou no 2-0 para os leões

Quase um mês depois do Arouca-Sporting, foi divulgado o áudio do VAR, pela Sport TV, no lance do 2-0 para os leões, em que Pedro Gonçalves conquistou uma grande penalidade, convertida por Viktor Gyokeres, após mão na bola de Fukui, ao minuto 67.

Na altura, João Pinheiro nada assinalou, mas foi chamado por João Gonçalves, o VAR, que o convenceu a assinalar pontapé de penálti, numa conversa longa que durou dois minutos.

AR: «Bateu na perna a bola?»

VAR: «Pinheiro, recomendo que venhas à zona de revisão para ver um possível penálti, com a mão»

VAR: «O jogador tem o braço aberto e impede que a bola vá para a baliza. Tens aqui o braço, o jogador cabeceia e a bola bate na mão. Se vires o braço, o braço recolhe. Há outro ângulo que nós vimos, vou mostrar-te agora na frente, devagar. Vou mostrar-te outra câmara»

AR: «A bola bate no braço, João? Viste a bola a bater na perna, João? Fala comigo, estás a ver a bola a bater na mão?»

VAR: «Eu estou a ver o braço, a mão, a recolher no momento que toca na bola. A mão recolhe»

AR: «É capaz de bater ali na mão, é… ok, bateu ali João. Para aqui neste momento, a bola raspou ali. Ok, João, ali já vi, não estava a conseguir ver»

João Ferreira, Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, concordou com a decisão final da equipa de arbitragem: «Este contacto existe e, portanto, a dificuldade no lance está em encontrar a prova, mas a convicção dele estava correta. Quando o jogador salta para a bola e usa o braço, afastado do corpo, e nós conseguimos ver, ele salta com o braço esquerdo para a frente, está a correr o risco que a bola lhe acerte e isto constituiu infração, portanto não é uma posição natural, que é o que se passa neste lance. Apesar da dificuldade, acaba por ser correta.»