Atenção, Benfica: Real Sociedad cai no último minuto com o Barcelona
Foto Jose Breton/Imago

Atenção, Benfica: Real Sociedad cai no último minuto com o Barcelona

INTERNACIONAL04.11.202322:00

Antes de receber as águias para a Liga dos Campeões, já na quarta-feira, a equipa basca, ainda sem André Silva (lesionado), travou um gigante catalão ainda ferido pela derrota de há uma semana com o Real Madrid… até aos 90+3’, quando Ronald Araújo fez o 1-0 para os catalães. João Félix e João Cancelo estiveram muito apagados.

Resultado enganador num partidazo de futebol, sempre bem disputado, jogado de forma intensa e em alta velocidade, com situações de perigo, maioritariamente a favor da Real Sociedad, que já esta quarta-feira recebe o Benfica, na quarta jornada do grupo B da Liga dos Campeões, e na qual se destacaram Kubo, uma seta imprevisível sempre virada para a baliza, Merino, com grande controlo do meio-campo e Barrenetxea, o mais rematador da equipa.

Porém, não há vitórias morais e no futebol os golos continuam a ser reis e senhores e o cabeceamento corajoso de Ronald Araújo, nos instantes finais respondendo a cruzamento de Gundogan, valeu a vitória do Barcelona, por 1-0, no derradeiro suspiro. Podem os catalães agradecer a Ter Stegen, por todas as defesas de alto nível que mantiveram a esperança culé sempre viva.

A enorme festa de Ronald Araújo, que se estreou a marcar pelo Barcelona (Foto Jose Breton/Imago)

João Félix e João Cancelo estiveram algo apagados e saíram aos 69 minutos.

Certo é que o Barça conseguiu ser paciente, procurou ter bola e mostrou-se sempre unido, com capacidade de sacrifício e muita intensidade nos confrontos e a travar as investidas do conjunto basco, sobretudo anulando com alta eficácia, por diversas vezes, as alas do adversário - tudo isto numa demonstração clara do que o Benfica deve fazer (e não fez na Luz) no segundo round do duelo com aReal Sociedad já na quarta feira, para a 4.ª ronda do grupo D da Champions.

Ainda à atenção dos encarnados de Roger Schmidt a forte possibilidade de Hamari Traoré, lateral direito da Real Sociedad falhar o duelo europeu a meio da semana. O jogador dos bascos saiu de campo aos 63 minutos com muitas queixas musculares e com um esgar de preocupação.

Voltando às incidências do jogo, a Real Sociedad entrou a todo o gás, criando logo três oportunidades ainda antes do final do 3.º minuto, primeiro por Barrenetxea, para enorme defesa de Ter Stegen (1'), depois por Aihen Muñoz a falhar o remate e a facilitar a tarefa do guarda-redes do Barcelona e, por fim Mikel Merino, de cabeça, a atirar muito perto do poste.

O alarme voltaria a soar à passagem do quarto de hora e, uma vez mais, teve de ser Ter Stegen a puxar dos galões para travar, desta feita, Takefusa Kubo, que, após desenhar grande lance, rematou rasteiro para defesa atenta do guardião do Barça. 

Uma toada que se manteve até ao culminar de uma primeira parte muito interessante, disputada a um ritmo frenético e com ascendente para a Real Sociedad que somou lances mais perigosos, maior rapidez de processos e mais remates. O Barcelona foi controlando a espaços o meio-campo, mas demorou a criar situações de golo. Neste período, João Cancelo tentou uma vez, mas por cima (26'), e João Félix, já à beira do intervalo, reclamou grande penalidade, mas sem grande razão.

Na segunda parte, um pouco mais equilibrada, foi ainda assim a equipa da casa a criar mais vezes perigo, mas, como até então, Ter Stegen, o homem do jogo, o herói salvador dos catalães, foi sempre tratando da questão com mestria.

A euforia do Barcelona ao cair do pano (Foto Jose Breton/Imago)

Até que nos instantes finais, já no tempo de compensação, o Barcelona avançou para o ataque com todas as forças que ainda lhe restavam. Nos primeiros dois instantes em que criou ocasiões de golo, foi a vez de Remiro, guarda-redes da equipa de San Sebástian, a vestir a capa de herói, travando Ronald Araújo e Gavi

À terceira, porém, já não o conseguiu, perante o corajoso cabeceamento de Araújo, após excelente cruzamento de Gundogan. Contra a corrente e contra as expectativas (e para enorme desilusão dos anfitriões), o Barça vencia no derradeiro suspiro e ascender provisoriamente ao terceiro posto, mantendo-se a quatro pontos da liderança (esta noite ocupada pelo Girona). Já a Real Sociedad poderá cair na classificação, restando saber que peso terá esta derrota no duelo com o Benfica para a Liga dos Campeões.

E acabou! O Barcelona venceu no último suspiro em casa da Real Sociedad que, já esta quarta-feira, recebe o Benfica para a 4.ª jornada da Champions.

90+3' GOLO DO BARCELONA! Ronald Araújo cabeceia para dentro da baliza. Ainda foi assinalado fora de jogo, mas o VAR validou o golo. A Real Sociedad ganhou vários assaltos, mas no último instante sofreu o KO. Não é justo por tudo o que fez, mas... o 1-0 para o Barcelona já lá está.

90+1' Já se jogam os três minutos de compensação e agora é a vez de Remiro, guarda-redes da Real Sociedad, salvar a sua equipa, travando dois remates (primeiro, de longe, por Ronald Araújo; depois por Gavi, já na área, a tentar rasteiro) na pressão final do Barcelona

João Félix não escondeu a desilusão no momento em que foi substituído (Foto Jose Breton/Imago)

75' Raphinha tenta a sua sorte mas o remate sai por cima. Remiro tinha o lance controlado...

71' Barrenetxea dispara com perigo, de primeira, fora da área, para boa defesa de Ter Stegen.

Estão 37555 espectadores no Reale Arena, antigo Anoeta.

João Cancelo já foi substituído (Foto Jose Breton/Imago)

69' JÁ NÃO HÁ PORTUGUESES EM CAMPO! Xavi tira de uma assentada João Félix e João Cancelo e manda entrar Raphinha e Lamine Yamal.

63' ATENÇÃO, BENFICA: Hamari Traoré, da Real Sociedad, sai de campo com muitas queixas musculares e com um esgar de preocupação. Poderá falhar o jogo da Champions na quarta-feira.

62' A pressão atacante da Real Sociedad é intensíssima e com crescente perigo.

57' Saem Fermín Lopez e um muito apagado Lewandowski para as entradas de Ferrán Torres e Pedri.

Ferrán Torres e Pedri, dois meses depois, vão a jogo.

54' Que perigo da Real Sociedad. Lance bem desenhado por Kubo, com Mendez a disparar para defesa de Ter Stegen, sempre ele!

A desilusão de João Félix (Foto Jose Breton/Imago)

49' JOÃO FÉLIX VÊ CARTÃO AMARELO, tal como Brais Mendez (que falha o próximo jogo). Os dois envolveram-se em lance disputado excessivamente e o árbitro decidiu (bem) admoestar os dois.

Começou a segunda parte, sem alterações nos onzes de Real Sociedad e Barcelona.

As equipas já regressaram ao relvado. Está tudo pronto para o recomeço.

Intervalo no Real Sociedad-Barcelona (0-0)

Primeira parte muito interessante, disputada a um ritmo frenético e com ascendente para a Real Sociedad que somou lances mais perigosos, maior rapidez de processos e mais remates, três deles logo nos primeiros três minutos. Ter Stegen está a ser determinante, mantendo inviolada a baliza do Barcelona, equipa que vai controlando a espaços o meio-campo, mas demora a criar situações de golo. Cancelo tentou uma vez; João Félix, já à beira do intervalo, reclamou grande penalidade, mas sem grande razão.

João Félix apareceu com maior destaque nos últimos minutos antes do intervalo (Foto Jose Breton/Imago)

45' Na sequência de lance em que João Félix fica a reclamar (sem grande razão) grande penalidade, Fermin Lopez remata, mas a bola sai sem força e fácil para Remiro.

34' Mais uma grande defesa de Ter Stegen, o herói-salvador do Barça até ao momento. Desta vez foi Zubimendi que, na direita da pequena área, tentou remate cruzado e rasteiro, mas foi travado com mestria pelo guardião dos catalães.

32' Aumenta a pressão da Real Sociedad. E vão três cantos consecutivos!

Foto Jose Breton/Imago

31' Até Lewandowski tem de ajudar na defesa: foi o avançado polaco, agora, a salvar a equipa do cruzamento perigoso de Kubo, atirando para canto.

26' De novo a Real com perigo, agora por Barrenetxea, a dominar de peito e a rematar em arco, mas ao lado, após grande passe de Kubo.

Foto X/Real Sociedad

26' João Cancelo a mostrar-se, com disparo à entrada da área, mas muito muito por cima...

20' O Barcelona percebeu os avisos, está a começar a pegar no jogo e vai rondando a área basca.

Kubo a aparecer com perigo... (Foto X/Real Sociedad)

15' E volta a surgir com perigo a Real Sociedad e é de novo Ter Stegen a salvar o Barcelona, após grande lance de Takefusa Kubo, a rematar rasteiro para defesa atenta do guardião do Barça.

3' E, à atenção do Benfica, os primeiros sinais de perigo são da Real Sociedad, já com três oportunidades logo a abrir: primeiro por Barrenetxea, para enorme defesa de Ter Stegen (1'), depois por Aihen Muñoz a falhar o remate e a facilitar a tarefa do guarda-redes do Barcelona e, por fim Mikel Merino, de cabeça, a atirar muito perto do poste.

Começou o Real Sociedad-Barcelona!

Está bem disposto João Félix...

João Félix já subiu com a equipa do Barcelona ao relvado do Anoeta. Foto Jose Breton/Imago

Já há onzes oficiais de Real Sociedad e Barcelona, à vista do duelo da 11.ª jornada de La Liga. Confirma-se a titularidade de João Félix e João Cancelo e o regresso, após quase um mês de fora, de Lewandowski à equipa inicial do emblema catalão.

Cai a noite em San Sebastián. Está tudo pronto para o Real Sociedad-Barcelona. Foto Jose Breton/Imago