Associação de dirigentes associa-se à luta pela integridade no futebol
Emanuel Medeiros, presidente da SIGA, e Diamantino Gonçalves, presidente da ANDIF, na cerimónia de assinatura de protocolo de entendimento entre as duas entidades, a 11 de julho de 2024. Foto SIGA

Associação de dirigentes associa-se à luta pela integridade no futebol

FUTEBOL11.07.202419:59

ANDIF e SIGA assinaram esta quinta-feira protocolo de cooperação

A Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal (ANDIF) assinou esta quinta-feira um memorando de entendimento com a SIGA, plataforma internacional dedicada à integridade no desporto e liderada pelo português Emanuel Medeiros.

De acordo com um comunicado divulgado pela SIGA, esta assinatura representa uma «parceria significativa destinada a reforçar a integridade, transparência e a supervisão e escrutínio independente na indústria do futebol português».

Ao alinhar-se com a SIGA, prossegue o documento, «a ANDIF compromete-se a cumprir os Padrões Universais da SIGA sobre Integridade no Desporto e a apoiar a missão da SIGA de promover a Boa Governança, Integridade Financeira, Integridade nas Apostas Desportivas e o Desenvolvimento e Proteção da Juventude no Desporto».

Emanuel Medeiros, presidente da SIGA, deixou nota de otimismo: «Juntos, enfrentaremos os desafios que temos pela frente e posicionaremos o futebol como um modelo de confiança e de bem social.»

Diamantino Gonçalves, presidente da ANDIF, explicou o objetivo deste memorando: «Incorporando o SIGA ao mais alto nível, em prol da Integridade e da transparência no desporto, bem como combatendo qualquer forma de atividade ilícita e criminosa, a adesão da ANDIF representa um marco histórico no nosso compromisso com estes valores.»