15 dezembro 2024, 10:58
«Até ao fim»: Nuno Santos deixa mensagem após vitória do Sporting
Jogador leonino está lesionado, mas esteve em Alvalade para assistir ao triunfo sobre o Boavista
Vitória sobre o Boavista devolveu o ânimo ao plantel, mas SAD exige respostas positivas até ao dérbi com o Benfica. Avaliação do técnico será feita jogo a jogo, todos os cenários continuam em cima da mesa, mas intenção passa por consolidar a liderança antes do final do ano
Balão de oxigénio para o leão que fechou um ciclo (muito) negativo diante do Boavista, com um triunfo após quatro derrotas consecutivas. A margem de erro era nula mas o Sporting acabou por sair do teste com os axadrezados com nota positiva. A dar sinais de retoma após o clima de desconfiança que envolveu a entrada de João Pereira para o comando técnico leonino. Mas que (ainda) não retira a pressão ao treinador que se mantém confiante na completa inversão de ciclo.
Será, então, esta a vitória que terá convencido plenamente os responsáveis leoninos? Para já... ainda não. Frederico Varandas, tal como A BOLA havia adiantado, tem sofrido pressão, interna e externa, para deixar cair João Pereira, mas mantém uma confiança plena no jovem técnico de 40 anos. A crença, porém, só poderá ser alicerçada com vitórias e aquela que o leão conquistou no passado sábado em Alvalade poderá ser determinante para devolver a confiança que vinha faltando nos últimos jogos.
Os indicadores, esses, foram os melhores na era João Pereira. A partida com maior posse de bola (72%), mais remates (20), mais enquadrados (7), de maior domínio sobre o adversário, isto, claro está, tirando da equação o jogo de estreia com o Amarante da Liga 3 para a Taça de Portugal.
Bons sinais a exigirem... continuidade. Essa é, aliás, uma das exigências do presidente dos leões: chegar ao dérbi do próximo dia 29, diante do Benfica, ainda com aspirações intactas na Taça de Portugal (o Sporting mede forças com o Santa Clara, em Alvalade, na próxima quarta-feira) e com a possibilidade de poder consolidar a liderança na Liga diante do rival encarnado. Para tal, os leões terão de vencer na deslocação a Barcelos, do próximo domingo, diante do Gil Vicente. Serão, então, dois jogos (Santa Clara e Gil Vicente) que poderão ser decisivos para o futuro de João Pereira no comando leonino. Assim como era, de resto, esta receção ao Boavista...
Nada se altera, portanto. O leão continuará a viver sobre brasas os próximos compromissos, sendo certo que, na possibilidade de chegar ao duelo com os encarnados com três vitórias em cima, poderão ser um fator decisivo para a equipa afastar todos os fantasmas deixados após a saída marcante de Ruben Amorim.
Este será, claro está, o cenário ideal, perfeito, para João Pereira que estará sob avaliação... jogo a jogo. Mas apesar de não ter sido encetados nenhum tipo de contacto formal com qualquer treinador, a SAD continua atenta e coloca todos os cenários em equação. Existe um plano B em cima da mesa caso a equipa não consiga dar resposta ao ciclo que se aproxima. E que terá o duelo com o Santa Clara — curiosamente uma das equipas que impôs uma derrota aos leões de João Pereira, por 0-1, na Liga — o primeiro (grande) obstáculo. Não só para dar continuidade ao triunfo sobre os boavisteiros, mas porque um desaire significará que os leões deixam cair um dos objetivos da temporada, no caso a Taça de Portugal.
15 dezembro 2024, 10:58
Jogador leonino está lesionado, mas esteve em Alvalade para assistir ao triunfo sobre o Boavista
Os jogadores, que ontem, pela primeira vez nas últimas semanas, foram dando sinais de vida nas redes sociais — Nuno Santos, por exemplo, que está lesionado e não deverá jogar mais esta época — deixou uma mensagem de confiança. «Todos juntos. Até ao fim», pode ler-se. Palavras de apelo à união depois de um momento muito delicado e que foi estancado, para já, com o triunfo sobre o Boavista. Mas ainda há um longo caminho a percorrer e a aparente tranquilidade pode voltar a ser abalada esta quarta-feira diante dos açorianos. Um jogo de importância (mais um) não só para os objetivos do Sporting como também do próprio... João Pereira.
O Sporting mantém todos os cenários em aberto mas isso não significa que esteja no mercado em busca de uma alternativa imediata a João Pereira. Apesar da SAD ter em mente um plano B, caso a equipa não consiga corresponder nas próximas semanas, o Sporting, sabe A BOLA, ainda não abordou nenhum treinador tendo em vista a substituição de João Pereira, nomeadamente Aber Ferreira, treinador do Palmeiras, um dos nomes veiculados ontem como estando a ser negociado pelos leões. Ao que apurou o nosso jornal, segundo fonte próxima do técnico português, apesar de se tratar de um treinador bem visto em Alvalade, que reúne o agrado de vários elementos de peso nos leões «não há negociações e muito menos acordo» para um possível regresso de Abel Ferreira aos leões.
15 dezembro 2024, 15:51
Titulares no jogo com o Boavista fizeram recuperação ativa