As celebrações espanholas: das mensagens da realeza à festa na Praça Cibeles
A foto de grupo da Espanha, campeã da Europa
Foto: IMAGO

As celebrações espanholas: das mensagens da realeza à festa na Praça Cibeles

Espanhóis celebram a conquista do Euro 2024

Foi com o aparato e a felicidade esperadas que a seleção espanhola foi recebida em Madrid para celebrar o título de campeã da Europa. Logo pelas 15 horas, a comitiva roja já se encontrava em terras de nuestros hermanos, com os sorrisos que são devidos a quem acabou de conquistar o mais importante troféu da Europa do futebol.

Depois de um pequeno período de descanso, a comitiva espanhola dirigiu-se para o Palácio de Zarzuela. Lá, a equipa espanhola foi recebida pelo rei Felipe VI, pela raínha Letícia e pelas princesas Leonor e Sofia. Durante a cerimónia, Álvaro Morata, capitão de equipa, ofereceu à família real uma camisola da seleção. O nome? «Reis da Europa». E o número 4, simbolizando os quatro títulos europeus conquistados por la roja.

O rei de Espanha aproveitou para discursar, agradecendo à seleção que trouxe «alegria para a Espanha»: «Estamos muito satisfeitos com o vosso trabalho. O vosso legado é enorme. Obrigado pelo vosso esforço e por jogarem como jogam.» Uma mensagem de parabéns, seguida de uma conversa em grupo, antes da comitiva seguir viagem para o Palácio da Moncloa, residência oficial do primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

No segundo espaço de celebração, o chefe do governo espanhol deixou nova mensagem de apreço. «Obrigado por terem dado a melhor versão da Espanha. Pelos retornos, pelo espírito de equipa. Há momentos em que a melhor equipa não ganha, mas desta vez, a Seleção Nacional mereceu. Imagino que tenham tido uma longa noite, mas deixem-me congratular-vos. É a primeira Seleção Nacional com 4 Campeonatos da Europa e com vitórias completas contra as grandes potências europeias. O que foi alcançado ontem é formidável. O desporto transmite muitos valores, e a coisa mais relevante que temos visto é o espírito de equipa», afirmou Sánchez, que deixou um desejo: «O problema é que queremos mais. Temos a Copa do Mundo na Espanha, desejo o melhor.»

Este segundo momento foi que ficou marcado por situação... caricata. Daniel Carvajal, um dos capitães espanhóis, parece ter desviado a cara quando cumprimentou Pedro Sánchez. Ocasião de alguma tensão, que não passou impune às transmissões televisivas.

As celebrações continuam, num autocarro panorâmico, em direção à Praça Cibeles. Já está montado um palco para o evento, que contará com quatro artistas. A festa, que se espera que dure até tarde, vai ser com milhares de pessoas.

Mas, como disse Luis de la Fuente., à meia-noite é quando se sai à rua em Espanha...!