Artur Jorge: «Um resultado que nos envergonha e que desiludiu os nossos adeptos»
Artur Jorge, técnico do SC Braga. (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Artur Jorge: «Um resultado que nos envergonha e que desiludiu os nossos adeptos»

NACIONAL14.02.202415:46

Treinador dos bracarenses mete a mão na consciência em relação à goleada sofrida no Estádio José Alvalade e aponta a uma resposta imediata.

Artur Jorge fez a antevisão ao encontro desta quinta-feira, frente ao Qarabag, do Azerbaijão, às 20 horas, a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

O que espera deste adversário e da resposta da equipa em relação ao último jogo em Alvalade?

- É um adversário pelo qual temos todo o respeito. Conhecemos e também estudamos, por isso sabemos que é uma equipa de muita capacidade, todos os anos estão presentes nas competições europeias e que é totalmente dominadora no seu campeonato interno. Temos de ter consciência que temos de estar mais próximos da nossa identidade e da nossa capacidade para ganhar e conseguirmos uma vantagem importante para aquilo que possa ser a 2.ª mão.

Nesta altura, há uns anos, com a conquista de um título e o 4.º lugar estava tudo bem. Hoje em dia parece que está tudo mal. Como analisa esta situação?

- É um sinal de crescimento, não tenho dúvidas nenhumas. Da exigência e das expectativas altas que são colocadas e que procuram ser correspondidas por nós. Basta situar no intervalo de 15 dias, em que passamos do 80 com a conquista do título [Taça da Liga] ao 8 para o último resultado. Mas, sabemos da valia de um jogo e de outro. Essa postura é boa, importante e a mim agrada-me que assim seja. Queremos ver o SC Braga na frente e aquilo que é a crítica faz com que mesmo apesar das conquistas nos levem a que tenhamos de melhorar, exigem do treinador trabalhar ainda mais e procurar dar respostas.

Banza já se treina e Niakaté está integrado há uma semana. São opções para este jogo?

- O Niakaté já foi opção em Alvalade. O Simon [Banza] já chegou e vai treinar-se, mas ainda não falei com ele. Vamos conversar sobre o seu estado, mas diria que com toda a certeza vai estar no leque de opções.

SC Braga: Djaló cobiçado em Espanha no regresso de Banza

13 fevereiro 2024, 19:40

SC Braga: Djaló cobiçado em Espanha no regresso de Banza

Imprensa espanhola avança que o Athletic Bilbao pretende assegurar o extremo bracarense no verão; Simon Banza regressa esta quarta-feira aos treinos e aponta ao Qarabag; Niakaté pode estar de volta ao onze.

Após o abalo que sentiu, o jogo seguinte serve sempre para responder. Como sentiu os jogadores e que peso teve o último mercado com a venda de três médios, sendo jogadores com muito anos de casa?

- Cada um deles, há sua medida, eram jogadores com uma grande estima de todos nós, por parte do treinador, da estrutura e dos jogadores. Por razões diferentes foram à procura de outras oportunidades. Já está ultrapassado, foram à procura de outras aventuras e a vida continua. O abalo surge por que ficamos aquém das expectativas. Um resultado muito pesado, mau para nós, bem pior que a exibição, mas o que fica para a história é o resultado. Um resultado que nos envergonha e que desiludiu os nossos adeptos. Nesta altura, sabendo o que foi esse momento, temos oportunidade para repor a tal justiça daquilo que somos capazes de fazer. Também tendo em conta o passado recente, da capacidade que a equipa tem tido em superar os mais variados momentos, temos de olhar para a competição e voltar a ganhar, recuperar os índices de confiança. Agarrarmo-nos à positividade, da energia positiva que a equipa possa ter para corresponder à nossa própria exigência e à dos adeptos que não mereciam aquilo que foi o último resultado. Queremos melhorar em termos de resultado e mostrar que este SC Braga é mais que aquilo que um só resultado pode demonstrar.

Assume de alguma forma o favoritismo para esta eliminatória?

- O equilíbrio que tenho tentado ter em todos os momentos é o que procuro. Em relação a este jogo e a esta eliminatória, já o disse aos jogadores, não se esperam facilidades. Vamos defrontar uma equipa que está habituada a este tipo de provas e que quer chegar aos oitavos de final. Têm todo o foco neste jogo, pois com menor ou maior dificuldade conseguem gerir o campeonato interno com facilidade, tem sete ou oito campeonatos seguidos. O primeiro sinal de facilitismo ou excesso de confiança da nossa parte, é o primeiro erro que teremos na abordagem ao jogo. Sei daquilo que os meus jogadores são capazes e a abordagem vai ser séria e em busca da vitória.