Artur Jorge quebra recorde com o Botafogo: «É importante para mim»
Artur Jorge
Foto: IMAGO

Artur Jorge quebra recorde com o Botafogo: «É importante para mim»

INTERNACIONAL25.07.202411:38

Alvinegro é o primeiro a marcar em todos os jogos da primeira volta de um Brasileirão. «Direção bem definida», celebra Artur Jorge. Palmeiras perde e Bragantino apura-se

Pode soar estranho a quem vive no hemisfério norte mas o Botafogo é quase campeão de inverno. Com o empate por 2-2 no Morumbis, a casa do São Paulo, somou 40 pontos, mais quatro do que o Palmeiras, que foi batido no Maracanã, pelo Fluminense, e mais três do que o Flamengo, que venceu na casa do Vitória, na Bahia, tem um jogo a menos e ainda pode baralhar as contas da primeira volta. Entretanto, a equipa de Artur Jorge bateu um recorde.

Ao marcar, por Tiquinho, de penálti, e por Cuiabano, de bola corrida, na casa do tricolor paulista, que empataria graças a golos de Lucas Moura, também de penálti, e de Ferreirinha, o Fogão tornou-se a primeira equipa a fazer golos a todos os rivais ao longo de uma primeira volta de Brasileirão. Entretanto, também neste caso pode ainda ser alcançado pelo surpreendente Criciúma, que marcou a toda a gente mas soma dois jogos em atraso.

«É um dado importante para mim, para o qual nós trabalhamos inconscientemente, porque buscamos muita capacidade ofensiva, buscamos fazer golos em todos os jogos», comentou Artur Jorge. «A marca significa que a equipa tem uma direção muito bem definida e são essas marcas que vão acrescentar ao nosso trajeto», continuou o treinador português minutos após conquistar o 40º ponto. Em 2023, entretanto, o Fogão somava 47 nesta fase e perdeu o título...

«Não tenho que olhar para os anos anteriores. Não fazem parte do meu trajeto. Se quiserem que eu faça um balanço, eu faço um balanço positivíssimo desta campanha do Botafogo até esta data. E naturalmente temos ambições», disse. «Terminamos esta primeira volta com 40 pontos muito importantes para aquilo que é o percurso do Botafogo, falta a outra metade, a consistência será sempre muito importante para nós».

Já o Palmeiras, que desviou o título botafoguense para a sua recheada sala de troféus no ano passado, perdeu, no Maracanã, com o Fluminense por culpa de golo de Arias, perto do fim. E por culpa, segundo João Martins, adjunto do castigado Abel Ferreira, de «erros próprios». «Nós vemos este campeonato jogo a jogo, temos que ter consciência de que não vamos conseguir ganhar todos os jogos, ninguém vai conseguir, é muito competitivo».

Para outra competição, a Copa Sul-Americana, o Bragantino sofreu mas apurou-se para os oitavos de final. Depois do 1-1 em Guayaquil, o Red Bull, de Pedro Caixinha, esteve a perder em casa por 1-0 e depois por 2-1 para o Barcelona, do Equador, mas acabou por ganhar 3-2 com golos de Borbas, Lincoln e Jhon Jhon, reforço ex-Palmeiras em estreia no clube. O próximo rival na segunda prova continental mais importante é o Corinthians.