Artur Jorge e o futuro: «Existem algumas incertezas nesta altura»

INTERNACIONAL07.12.202423:52

Treinador do Botafogo não garante continuidade no clube

Depois de vencer a Libertadores, o Botafogo precisa apenas de um empate frente ao São Paulo para voltar a ser campeão brasileiro, 29 anos após a última conquista. Contudo, apesar dos títulos, Artur Jorge não garante que irá continuar ao leme do Fogão: «O meu futuro está com algumas incertezas nessa altura. Tenho contrato com o Botafogo até dezembro de 2025. A verdade é que a valorização não é só dos atletas, é também do treinador. Já surgiram algumas propostas e o meu empresário está a cuidar disso de forma direta, porque eu não queo ser incomodado ou envolvido no que quer que fosse.»

«Eu tinha e tenho dois grandes objetivos: Libertadores, que já consegui, e o Campeonato Brasileiro. Essas possibilidades [de sair] têm sido tratadas de uma forma muito clara com John Textor e toda a direção. As coisas estão muito claras para todos. Espero ouvir a posição do Botafogo em relação a isso para poder decidir meu futuro», disse o técnico protuguês, em declarações à ESPN.

O duplo milagre de Artur Jorge

6 dezembro 2024, 10:00

O duplo milagre de Artur Jorge

Português evitou duas vezes a implosão do Botafogo, a primeira na visita ao Palmeiras, que pode valer o primeiro título em 29 anos, e na final da Libertadores, ao ficar reduzido a 10 jogadores

Sobre a possibilidade de conquistar o título de campeão brasileiro, Artur Jorge não esconde a satisfação: «Estou muito entusiasmado com a possibilidade de fechar o campeonato no nosso estádio, com os nossos adeptos. Precisamos de um ponto para sermos campeões. Para mim é muito gratificante olhar para trás e saber que estamos a um pequeno passo de fazer história.»

«Estou muito satisfeito com o trabalho que eu e minha equipa técnica temos feito porque conseguimos atingir marcos e objetivos, que no início eram objetivos distantes. Nesta altura, já ter um título conquistado e ter a possibilidade de conquistar o Brasileirão não estava naquilo que era a minha ideia para um primeiro ano, dentro de um contexto e de uma realidade diferente, com muita competitividade», continuou.

Caso o Botafogo conquiste o título brasileiro, entrará para um grupo restrito de clubes que conseguiram vencer o Brasileirão e a Libertadores na mesma temporada. Até hoje, apenas o Santos de Pelé, em 1962 e 1963, e o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019, alcançaram esse feito histórico: «Quero fazer parte daquilo que é a elite do futebol brasileiro, sul-americano. Essa é a uma grande motivação para nós desde o momento em que jogamos em São Paulo, quando enfrentámos o Palmeiras, em que todos os jogos foram autênticas finais para nós. Não existia e não existe margem de erro e vamos continuar com esse comportamento,»