Artur Jorge: «Candidatos? O Botafogo é candidato a ganhar o próximo jogo»
Equipa está em segundo, entre os dois favoritos. Após vitória, com belos golos, sobre Atlético Mineiro. «Somos candidatos a ganhar o próximo jogo», acalma treinador
SÃO PAULO - O Botafogo não quer falar em candidatura ao título do Brasileirão porque ainda é cedo, porque quer que sejam Flamengo e Palmeiras a carregar esse ónus e porque 2023, quando chegou a liderar a prova com 14 pontos de avanço, foi suficientemente traumático. «Candidatos? O Botafogo é candidato a ganhar o próximo jogo, esse é o nosso compromisso», disse, por isso, Artur Jorge, após triunfo claro sobre o Atlético Mineiro, no jogo que fechou a 15.ª jornada.
Momentos antes, Luís Henrique, Cuiabano e Savarino haviam marcado, em três belos remates de longe, os três golos da vitória do Glorioso sobre o Galo perante um Nilton Santos já quase tão animado como no ano passado. A expulsão de Igor Rabello, central atleticano, logo aos 23’ ajudou mas não explica tudo na vitória de uma equipa que, ainda por cima, apresentou três reforços de peso, os brasileiros Allan e Igor Jesus e o argentino Thiago Almada.
«Estamos orgulhosos, estamos em segundo, com um ponto a menos que o primeiro, mas é apenas a 15.ª jornada de um campeonato muito difícil em que todos os jogos têm uma dificuldade muito alta», continuou o português. «Só que temos conseguido desempenho e é isso que vai nos colocar como candidatos ou não, a equipa tem essa ambição de brigar pelo título, de estar nas decisões, de ser competitiva mas é tudo prematuro».
Sobre os reforços, sublinhou que a ideia é «acrescentar valor ao elenco». «Foi nesse sentido que contratamos esses três jogadores, para podermos ficar com plantel mais forte, mais capaz, alguns até podem ser polivalentes dentro do jogo, eles vêm para ajudar o Botafogo a ser mais forte ainda», afirmou. Na madrugada de quinta-feira (01:30 em Portugal), o Fogão enfrenta o Vitória, em Salvador.
O outro segundo classificado, mas abaixo na tabela por ter menos um golo no saldo entre marcados e sofridos, é o Palmeiras, que bateu o Bahia por 2-0. Após o triunfo, Abel Ferreira abordou – ou driblou – o tema da eventual troca de Dudu por Gabigol entre Verdão e Mengão. «Vou ser coerente e não vou falar de especulação, de novela, já disse várias vezes que assunto de transferência é da direção, o do treinador é o treino, o do roupeiro, é a roupa».
Falou, entretanto, de quem já assinou, Felipe Anderson, Maurício e Giay, que foram apresentados à torcida antes do duelo com o Tricolor Baiano. «Têm que se adaptar, a nossa equipa está bem, não vou mexer numa equipa que está bem, quem chega tem que conquistar o lugar, eu não dou a camisola a ninguém, as regalias que os meus jogadores têm, eles conquistam». O Palmeiras recebe às 23:30 de quinta-feira o Atlético Goianiense.