Arsénio: «Mister Evangelista no Famalicão é juntar o útil ao agradável»
Extremo foi orientado pelo técnico durante duas temporadas e meia no Arouca e não poupa nos elogios aos métodos de trabalho; a relação de proximidade com os jogadores e a capacidade de deles extrair o melhor; modelos táticos e ideias de jogo
Os resultados, como sempre, é que ditam leis no futebol, prognósticos, como se diz na gíria, no no final do jogo, mas há sempre espaço para as previsões. Para tentar antecipar o que pode acontecer em determinado contexto competitivo.
E foi exatamente com o objetivo de perceber o que pode dar o casamento entre Armando Evangelista e o Famalicão - cujo acordo foi anunciado ontem - que A BOLA esteve à conversa com Arsénio, atual jogador da União de Leiria e que foi orientado pelo técnico no Arouca durante duas temporadas e meia.
E a julgar pelas palavras do extremo, o emblema minhoto acertou em cheio na contratação do novo técnico.
«É um treinador muito metódico, extremamente organizado e altamente focado no trabalho. Além disso, e sempre dentro dos limites da relação treinador/jogador, consegue sempre criar e fomentar uma relação muito próxima com o grupo de trabalho, algo que acaba por ser bastante motivador para o balneário. O mister Armando Evangelista criou sempre bons grupos. Não menos importante também é o facto de a sua equipa técnica ser constituída por elementos que têm exatamente a mesma forma de estar e, dessa forma, funcionam literalmente como um todo», começou por dizer.
Arsénio chegou ao Arouca a meio da época 2020/2021, proveniente do Al-Fayha, da Arábia Saudita, e impôs-se de imediato na formação da Serra da Freita, tendo dado um enorme contributo para a subida dos arouquenses à Liga.
Depois da referida promoção à elite nacional, que já foi conseguida sob o comando técnico de Armando Evangelista, o Arouca realizou mais duas campanhas de enorme mérito: em 2021/2022 garantiu a permanência, tendo terminado o campeonato no 15.º lugar, e na época seguinte logrou mesmo a qualificação europeia, garantindo o 5.º lugar que permitiu a chegada à Liga Conferência. Tudo isto no consulado de Armando Evangelista e sempre com Arsénio como um dos protagonistas - 23 jogos, 6 golos e seis assistências na primeira época, 36 jogos, 2 golos e 4 assistências na segunda, 35 jogos e 4 assistências na terceira temporada.
«Foi, de facto, um período espetacular. Conseguimos atingir todas essas metas com um futebol de grande qualidade e, se era necessário voltar a referir, está aí mais uma prova de como o mister Armando Evangelista consegue extrair o melhor dos jogadores e colocar todas as suas qualidades ao serviço do coletivo. É um treinador que privilegia muito as dinâmicas da equipa indo buscar o melhor que há no grupo de trabalho», analisou o atual jogador da União de Leiria.
E o que pode, afinal, fazer o técnico no Famalicão? A resposta de Arsénio não deixa margem para dúvidas: «Tem tudo para ter sucesso no Famalicão. Trata-se de um clube estruturado e que tem um excelente plantel. Claro que os resultados recentes podem ter tirado alguma confiança aos jogadores, isso é normal no futebol, mas a qualidade está toda lá. Desse modo, podemos dizer que o mister Evangelista no Famalicão é como que juntar o útil ao agradável.»
A BOLA também quis ouvir a opinião do extremo sobre o modelo preferido de Armando Evangelista. No fundo, o que podem esperar os adeptos dos famalicenses desta ponta final de temporada.
«Em termos táticos, é um treinador que gosta de jogar em 4x3x3 ou 4x2x3x1. Depende dos jogos e dos adversários. E depende também, naturalmente, dos jogadores que tem à sua disposição. O mister Armando Evangelista explora o misto de jogo em posse com transição, algo que também está dependente do que cada jogo esteja a pedir. Tem essa capacidade de adaptação e trabalha muito bem os vários momentos do jogo», finalizou o extremo, que cumpre a primeira temporada ao serviço da União de Leiria, clube para onde rumou depois de uma percurso de elevados méritos no Arouca sob as ordens de... Armando Evangelista.
Armando Evangelista cumpriu, esta quinta-feira, o segundo dia de trabalho em Vila Nova, estando já a preparar a todo o gás a sua estreia ao leme dos famalicenses e que será logo num dérbi minhoto. No próximo dia 29, às 15.30 horas, o Famalicão desloca-se ao Estádio Cidade de Barcelos para defrontar o Gil Vicente.