ANTEVISÃO Arsenal-Bayern: bávaros em busca da salvação
Com a Bundesliga perdida, gigante de Munique procura redenção na Champions; porém, é a sua pior versão em muitos anos aquela que esta terça-feira visita o Arsenal
É uma das piores versões do Bayern em mais de dez anos a que estará esta noite em Londres para defrontar um dos melhores conjuntos do Arsenal também em muitos, muitos anos.
Mas não há volta a dar... Com a Bundesliga, que o gigante de Munique conquistou consecutivamente nas últimas 11 temporadas, há muito perdida para o Leverkusen de Xabi Alonso (cuja vantagem é de 16 pontos!), a Champions resta como única tábua de salvação de uma época horribilis para os bávaros de Tuchel, tão implacáveis a atacar (100 golos apontados em 39 desafios, quase três por cada um) quanto ingénuos e permeáveis a defender, como raramente se viu (48 golos sofridos, mais de um por jogo!).
Pela frente estará o Arsenal, atual líder da Premier League e que, com Mikel Arteta no leme, luta pelo título de Inglaterra, taco a taco, incansavelmente e sem dar mostras de receio ou fraqueza, com duas das melhores formações da atualidade, o Manchester City de Guardiola e o Liverpool de Klopp. E que, em 2023/2024, num total de 43 partidas, tem 95 golos marcados (mais de dois por jogo) e 35 sofridos (menos de um por encontro).
Após longo período a recuperar de lesão, o português Fábio Vieira tem sido pouco utilizado por Arteta — jogou 45’ no início de março e entrou aos 89’ do duelo dos gunners com o Brighton (3-0), no sábado — mas entra nas contas do treinador espanhol, ao contrário, ao que tudo indica, de Cédric Soares, que não é convocado desde a segunda mão dos oitavos de final da Champions, com o FC_Porto, a 12 de março.
Do lado do Bayern, Raphael Guerreiro está de volta, tendo jogado seis minutos no último desafio — derrota por 2-3 com o Heidenheim.
Em foco, no jogo de hoje, estará Harry Kane, atacante contratado esta época ao Tottenham e que soma 38 golos em 37 jogos com a camisola dos bávaros. E que, no seu currículo, tem... 14 golos frente ao Arsenal.
ARSENAL
Sistema provável: 4x3x3
Onze provável: Raya; Bem White, Saliba, Gabriel e Kiwior; Odegaard, Jorginho e Declan Rice; Saka, Havertz e Martinelli
Lesionados: Timber
Suspensos: –
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: Kai Havertz e Declan Rice
A antevisão do treinador Mikel Arteta: «Sabemos da qualidade individual de Kane, da capacidade que ele tem. O melhor é prevenir coletivamente certas coisas. Ele é muito consistente. Quando olhamos para os números, são inacreditáveis. Ele e os outros têm a capacidade para criar muitas oportunidades. É o que temos de evitar»
BAYERN
Sistema provável: 4x2x3x1
Onze provável: Ulreich; Kimmich, De Ligt, Dier e Davies; Laimer e Goretzka; Sané, Muller e Musiala; Harry Kane
Suspensos: –
Em dúvida: Coman, Neuer e Pavlovic
Em risco de exclusão: Boey, Davies e Goretzka
A antevisão do treinador Thomas Tuchel: «A época não está perdida. Mas as críticas são merecidas porque já não vamos ganhar o campeonato. É um facto. Não tivemos a paixão e a fome na Bundesliga que esperaríamos de nós próprios. Na Champions, atingimos o nosso objetivo mínimo. Muitas equipas grandes não chegaram aqui...»