Após vencer o SC Braga no dérbi minhoto, o Vitória de Guimarães alcançou 12 pontos em cinco jornadas, o melhor arranque desde 1997/98. A equipa mantém-se sólida defensivamente, ocupando o segundo lugar e a apenas três pontos do líder Sporting
Após a vitória por 2-0 no dérbi minhoto contra o SC Braga, o Vitória de Guimarães alcançou 12 pontos em cinco jornadas, marcando o melhor arranque na Liga desde a temporada 1997/98. Naquela época, a equipa, treinada por Jaime Pacheco, terminou o campeonato no terceiro lugar, um dos melhores resultados da sua história, igual ao que viria a ser em 2007/08.
V. Guimarães não vencia em Braga desde 2017. Primeira parte de bocejo, segundo tempo cheio de incidências. Dois golos e expulsão entre os 52' e os 59'. Vimaranenses mantém-se colados ao FC Porto
Nessa época, o Vitória de Guimarães chegou à quinta jornada com triunfos sobre Académica, Rio Ave, Sporting e Farense, uma sequência interrompida, curiosamente, por uma derrota (2-3) em Braga. Porém, antes de jogar contra os vizinhos no campeonato, a equipa de Jaime Pacheco sofreu uma derrota pesada (0-4) contra a Lazio para a Taça UEFA.
Outro dado curioso dessa época: Jaime Pacheco foi substituído por Quinito à oitava jornada, quando seguia no segundo lugar, após as derrotas com Belenenses e Sporting (Taça de Portugal) e um empate diante do Boavista.
27 anos depois, o Vitória de Guimarães volta a manter um desempenho semelhante. Em 11 jogos disputados, a equipa conquistou 10 vitórias e sofreu apenas uma derrota, com 23 golos marcados e dois sofridos.
Na qualificação para a Liga Conferência foram seis vitórias em seis partidas, com 17 golos golos marcados e nenhum sofrido. Nas cinco partidas disputadas no campeonato, os vitorianos perderam apenas uma vez, à quinta jornada, na Vila das Aves, tendo aqui sofrido um dos dois golos - o outro foi na receção ao Famalicão na jornada seguinte.
A vitória em Braga, no domingo passado, foi particularmente significativa, não apenas pelos três pontos conquistados, mas também porque foi a primeira vez em sete anos que o Vitória de Guimarães ganhou naquele estádio sem sofrer golos.
Médio foi titular, pela primeira vez esta temporada, e inaugurou o marcador nesta partida, dando tranquilidade à sua equipa; Tiago Silva deu espectáculo nas bolas paradas e Tomás Ribeiro apontou o segundo dos conquistadores
Com estes resultados, o Vitória de Guimarães ocupa o segundo lugar na tabela, empatado com o FC Porto, ambos com 12 pontos, e a três pontos do líder Sporting.
O próximo desafio para o Vitória de Guimarães será precisamente contra o FC Porto no Estádio D. Afonso Henriques, um teste importante para a equipa treinada por Rui Borges e para a manutenção dos lugares cimeiros na tabela.