Arranca a Serie A e a era 'Paulo Fonseca' no Milan
Paulo Fonseca
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Arranca a Serie A e a era 'Paulo Fonseca' no Milan

INTERNACIONAL17.08.202410:00

'Rossoneri' renovados para atacarem a nova época; Treinador português já admitiu que a conquista do campeonato é o principal objetivo

É já este sábado que arranca a edição 2024/2025 da Serie A. Na primeira jornada, o destaque vai para a estreia oficial de Paulo Fonseca ao comando do Milan.

O primeiro adversário dos rossoneri nesta temporada da liga italiana será o Torino e, na conferência de antevisão à partida, o técnico português mostrou-se ambicioso em relação ao campeonato: «Não quero dizer que estamos no primeiro lugar, mas arrancamos esta 'luta de touros' com muita energia. Eu treino um grupo muito forte e ambicioso. Estamos aqui para ganhar e para lutar por títulos, essa é a verdade. A cada dia que passo com os rapazes, a minha confiança cresce. Eu cheguei ao Milan na altura certa. Não arrancamos na posição de favoritos, mas estamos perto.»

«Tive sentimentos muito positivos desde o primeiro dia e agora ainda mais. Estamos preparados, com muita confiança e ambição. Queremos fazer este jogo com a nossa identidade e os jogadores assimilaram as nossas ideias, estou muito satisfeito. Fiquei surpreendido com a forma como os rapazes estiveram abertos aos nossos pedidos, a assimilação foi mais rápida do que aquilo que esperava. Neste momento, a equipa está melhor do que eu esperava», continuou.

Paulo Fonseca confirmou, ainda, a contratação de Youssouf Fofana, o quinto reforço dos milaneses para a época que agora arranca, depois de Emerson Royal, Álvaro Morata, Strahinja Pavlovic e Álex Jiménez: «Estou satisfeito com a sua chegada. Para mim, o mercado de chegadas está fechado. Agora temos de tratar de saídas porque temos muitos jogadores e isso é um problema.»

Para além dos reforços, o Milan conta com Rafael Leão como estrela da equipa. O internacional português vai para a sexta época em Milão e procura repetir a época 2021/2022, onde conquistou o campeonato e foi eleito o melhor jogador da temporada.

Rafael Leão (IMAGO)

O Milan irá defrontar o Torino, que terminou na nona posição da Serie A, na época passada, e que tem Duván Zapata e Che Adams como as principais contratações para esta temporada. A formação de Turim perdeu, ainda, Alessandro Buongiorno para o Nápoles.

Antevisão da primeira jornada

Quanto ao campeão do ano passado, o Inter, desloca-se ao terreno do Génova. Apesar de vários reforços, como Mehdi Taremi (procedente do FC Porto), Davide Frattesi (ex-Sassuolo), Piotr Zielinski, Carlos Augusto e Josep Martínez, a grande notícia para os nerazzurri será a continuidade de todas as principais figuras que levaram a equipa à conquista do scudetto, na temporada passada.

O objetivo dos comandados por Simone Inzaghi será conquistar o bicampeonato, sendo que o Inter não conquista dois títulos seguidos desde 2010, quando era treinado por José Mourinho.

No início da caminhada, enfrentará o Génova (11.º lugar do ano passado), que tem Vitinha como o grande reforço para a temporada (esteve emprestado na época passada mas foi contratado em definitivo). Nota para as saídas de Retegui, para a Atalanta, e Josep Martínez, precisamente, para o Inter.

O Monza, de Dany Mota e Pedro Pereira, e o Empoli tambem se enfrentam no primeiro dia de Serie A em 2024/2025. As duas equipas entram para esta edição do campeonato italiano à procura de atingirem a manuntenção o quanto antes e realizar um campeonato tranquilo. Giorgos Kyriakopoulos (Monza) e Szymon Zurkowski (Empoli) são as principais contratações destas equipas.

O outro jogo do dia será o Parma-Fiorentina, que marca o regresso do histórico emblema giallo blu à elite do futebol transalpino, após três anos de ausência. Do lado da formação de Florença, destaque para Moise Kean e David De Gea, que espreitam a estreia por uma equipa que tem como objetivo chegar à Europa.

No domingo, entra em campo o emblema mais português do calcio. A Udinese, que conta com Domingos Quina, Gonçalo Esteves, Leonardo Buta e Vivaldo Semedo no plantel, desloca-se a Bolonha (17.30 horas) para enfrentar a equipa local. Com Alexis Sánchez de regresso, após 13 anos, os bianconeri de Udine quererão certamente melhorar o 15.º lugar da época passada.

À mesma hora, o campeão de 2022/2023, o Nápoles (de Mário Rui), joga com o Hellas Verona (de Dani Silva). Spinazzola, Buongiorno e Rafa Marín são as principais caras novas dos napolitanos, que viram Zielinski sair para o Inter. Do lado da formação de Verona, Casper Tengstedt chegou por empréstimo do Benfica.

Os dois outros jogos do dia contam com a presença das equipas da capital. A Roma vai até à Sardenha, para defrontar o Cagliari. Com o futuro de Dybala em aberto, Daniele de Rossi espera que os reforços Dovbyk e Soulé assumas as despesas ofensivas da equipa. Sem conquistar o scudetto desde 2001, os apaixonados adeptos giallorossi esperam que esta seja uma época de sonho.

Já a Lazio, recebe o Venezia, recém-promovido à Serie A. Com a saída do capitão e principal figura, Ciro Immobile (rumou ao Besiktas), os biancocelesti reforçaram-se com o português Nuno Tavares, Mattéo Guendouzi (a título definitivo) e Tijjani Noslin. Este último contratado, especificamente, para substituir Immobile. Conseguir o apuramento para as competições europeias é o objetivo do emblema laziale.

No domingo, mais dois jogos. A campeã da Liga Europa, Atalanta, enfrenta o Lecce. Depois de uma temporada a alto nível, os comandados por Gian Piero Gasperini foram buscar Mateo Retegui, Ibrahim Sulemana, Nicolò Zaniolo, Ben Godfrey e Charles De Ketelaere e almejam atingir, de novo, o sucesso. O Lecce, por sua vez, ficou no 14.º posto da época passada e a manuntenção é a meta.

Por fim, o colosso italiano Juventus recebe o Como. Os bianconeri apresentam-se para esta temporada com um novo treinador Thiago Motta, e com a maior contratação da Serie A, até ao momento, Douglas Luiz (50 milhões de euros). Juan Cabal, Khéphren Thuram e Michele Di Gregorio são os restantes reforços da formação de Turim.

O Como, por outro lado, chega à principal divisão do calcio depois do segundo lugar na Serie B, na época passada. A equipa treinada por Cesc Fábregas, contará com a experiência dos reforços Raphael Varane, Alberto Moreno, Pepe Reina e Andrea Belotti para antigir os objetivos propostos.