Arouca, Santa Clara, Taremi, Otávio e queixas da arbitragem: tudo o que disse Sérgio Conceição
Sérgio Conceição fez a antevisão do jogo com o Arouca. Foto: IMAGO

Arouca, Santa Clara, Taremi, Otávio e queixas da arbitragem: tudo o que disse Sérgio Conceição

NACIONAL11.02.202412:50

Treinador do FC Porto fez a projeção do encontro com o Arouca, agendado para amanhã, às 20.15 horas

-- Como vê a equipa do Arouca depois da mudança de treinador? «Em relação ao Arouca, esperamos um jogo difícil perante uma equipa que já na 1.ª volta nos fez perder dois pontos. Percebemos a evolução deles, estão num bom momento, e cabe-nos ir a Arouca e trazer os três pontos em mais uma batalha.»

-- A viagem aos Açores e o jogo adiado irá ter impacto na equipa do FC Porto? «Em relação ao jogo do Santa Clara, lembram-se que na antevisão -- e hoje a meteorologia é cada vez mais eficaz -, se percebia que ia ser muito difícil. Tínhamos de ir lá na mesma e isso não é um problema, faz parte do calendário mais preenchido das equipas grandes e das diferentes competições. Mas o mais difícil de entender é termos iniciado o jogo. Parece-me que no início até estava pior do que depois no decorrer do jogo. O relvado é antigo e não dava para jogar, perdeu-se meia hora de jogo. Depois queremos encaixar um novo jogo e fica difícil fazê-lo num calendário tão preenchido.»

-- Que comparação entre este Arouca e o da primeira volta, que empatou a uma bola no Dragão? «Faz parte da própria evolução das equipas, às vezes é a mudança de equipa técnica também. Não é que seja melhor ou pior, mas é diferente. Depois há o mercado, que permite reajustar as equipas e dar algo mais do que até então as pessoas perceberam que faltava. Nós também temos a nossa evolução, estamos num momento em que os jogadores, cada vez mais nas suas posições, tiveram essa mesma evolução muito positiva. Acho que o campeonato e todos os jogos são muito difíceis. Obviamente que à medida que se vai caminhando para o fim, as coisas começam a ser mais difíceis na disputa de pontos».

-- FC Porto e Arouca empataram a um golo na primeira volta, num jogo caricato com a situação do árbitro a ter de utilizar o telemóvel para perceber a situação do VAR. Que ensinamentos tira desse empate? «Sobre esses ensinamentos não tenho que ser eu a ver o que correu ou não correu bem, já me basta a equipa para me dar dores de cabeça. Tenho que ter cuidado porque à mínima coisa que diga fora da caixa apanho um processo, ainda agora apanhei outro. Disse que por vezes jogamos mais do que contra onze, que pode ser o público adversário, mas deduzem outra coisa. Posso ter intenção de dizer algo e veem outra intenção. É uma coisa espetacular. Tenho 30 dias de castigo exatamente por essa intenção, porque no jogo com o Casa Pia do ano passado tive intenção de fazer alguma coisa. Em relação ao jogo em si, acho que vão ser jogos com histórias diferentes.»

-- Como está a decorrer a integração do Otávio? «Está a perceber quais são as nossas dinâmicas, aquilo que se faz aqui. É absolutamente normal, ainda hoje fizemos um trabalho para o setor defensivo onde ele fazia de forma diferente do que queríamos em termos de comportamentos da linha defensiva. Está a adaptar-se bem, está muito feliz, contamos com ele, é um jogador interessante, jovem e com potencial. É mais um para ajudar.»

-- Revê-se nas declarações de Luís Gonçalves quanto à arbitragem. Considera que FC Porto tem sido prejudicado e devia ter mais pontos nesta altura? «Quando alguém da estrutura toma da palavra numa mensagem pública, nós estamos sempre todos de acordo. Estou 100 por com o engenheiro e ele com o presidente e com o Vítor Baía. Toda a estrutura de futebol está de acordo com o que o nosso administrador disse, sem dúvida.»

-- Taremi está em condições para amanhã? «Chegou ontem e estive muito pouco tempo com ele. Hoje ele treinou, mas ainda não tive uma conversa mais calma e tranquila com ele, irei tê-la agora até para ver se está disponível para amanhã.»

-- Como vê a ideia da introdução do cartão azul no futebol? «Ainda não vi ao pormenor o que significa para aquilo que é o futebol e para a melhoria do futebol. Tudo aquilo que for para melhorar o espetáculo, estou de acordo. Isto é como o VAR.»

-- Vê este jogo com o Arouca como decisivo nas contas do campeonato? FC Porto está proibido de perder pontos? «Não vejo decisivo porque há muitos pontos em disputa, mas é um jogo importante, sim. Se ganharmos em Arouca e perdermos esses pontos em casa com o Estrela da Amadora... Sabemos que a margem de erro é muito curta e olhamos para todos os jogos como finais. Na Taça de Portugal é um jogo a eliminar e faltam uns minutos e descontos, mas não vou dizer os descontos porque posso acertar e ser processado. Depois contra o Arsenal, os jogos do campeonato...»

Final da conferência: «Isto anda muito tranquilo aqui. É por ser domingo, não é? (sorrisos) Bom dia a todos...»