Arouca-FC Porto: depois da tempestade, a bonança?
(VÍTOR GARCEZ/ASF)

ANTEVISÃO Arouca-FC Porto: depois da tempestade, a bonança?

FUTEBOL12.02.202407:00

Dragões procuram regressar aos triunfos na Liga, depois do dilúvio nos Açores; arouquenses, num bom momento, querem causar nova surpresa aos azuis e brancos

Arouca e FC Porto medem forças esta segunda-feira, para a 21.ª jornada da Liga, a partir das 20.15 horas.

Depois de ter visto a sua partida nos Açores adiada, pelo mau estado do relvado do Estádio de S. Miguel, o conjunto azul e branco volta a jogar para o campeonato, uma jornada após o dececionante empate caseiro ante o Rio Ave (0-0).

Por seu lado, a formação de Daniel Sousa, que está castigado e não estará no banco esta noite, atravessa um bom momento: vem de três triunfos consecutivos, nos quais marcou nove golos e sofreu somente dois. Na última ronda, foi até ao reduto do Portimonense vencer (1-2), com golos de Rafa Mújica e Matías Rocha.

Histórico de confrontos

Na primeira volta, o conjunto ainda comandado por Daniel Ramos gelou o Dragão, com um empate (1-1) e muita polémica à mistura - o árbitro comunicou com o VAR por via telefónica.

As visitas a Arouca são, historicamente, de boa memória para os portistas: em seis desafios, todos depois de 2013 - ano em que o clube subiu pela primeira vez ao principal escalão -, os dragões ganharam sempre. O saldo de golos é também amplamente favorável aos azuis e brancos: apenas dois golos consentidos no Municipal de Arouca, contra 18 a favor.

Na temporada transata, um golo solitário de Marcano foi suficiente para a turma de Sérgio Conceição levar os três pontos.

Arouca

Sistema tático: 4x3x3

Onze provável: Arruabarrena; Milovanov, Robson Bambu, Matías Rocha, Weverson; David Simão, Morlaye Sylla, Pedro Santos; Jason, Rafa Mújica e Cristo González.

Lesionados: Vitinho, Mateus Quaresma e Kouassi

Figura: Rafa Mújica

Com uma passagem pela equipa B do Barcelona, o avançado espanhol chegou a Arouca em 2022, após um ano onde tinha marcado por apenas uma vez, no Las Palmas. Pois bem, a 'mújica' em Portugal é outra: são já 29 golos em pouco mais de época e meia com as cores do emblema arouquense. Juntamente com Jason e Cristo González, a armada espanhola que mora na serra da Freita tem feito estragos por esse campeonato fora.

O que disse Daniel Sousa na antevisão ao jogo: «A nossa análise é que estamos perante um FC Porto bastante mais consolidado em termos de algumas dinâmicas bastante interessantes, ofensivamente e defensivamente. No último jogo, o resultado não acompanhou, mas a qualidade de jogo esteve lá. Esperamos um FC Porto difícil, sólido na organização do jogo, forte nos corredores e na profundidade, agressivo e intenso na procura dos três pontos para se manter na luta pelos lugares da frente, como é típico do seu treinador, Sérgio Conceição.»

FC Porto

Sistema tático: 4x2x3x1

Equipa provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.

Lesionados: Marcano 

Ausentes: Zaidu

Figura: Evanilson

Apesar de ter ficado em branco na receção ao Rio Ave, os números do ponta-de-lança nos últimos jogos não enganam: sete golos apontados em cinco partidas. A ausência de Taremi levou a uma mudança tática de Sérgio Conceição, e o brasileiro assume agora o papel de goleador máximo dos dragões. Evanilson quer marcar pela segunda vez na carreira aos arouquenses.

O que disse Sérgio Conceição na antevisão à partida: «Esperamos um jogo difícil perante uma equipa que já na 1.ª volta nos fez perder dois pontos. Percebemos a evolução deles, estão num bom momento, e cabe-nos ir a Arouca e trazer os três pontos em mais uma batalha.»