Arouca-Boavista: será três em três ou à terceira será de vez?
Arouca x Boavista em duelo para a Taça de Portugal
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Arouca-Boavista: será três em três ou à terceira será de vez?

NACIONAL14.04.202408:00

Terceiro duelo entre as equipas na temporada, com saldo favorável para os locais; Em caso de triunfo, arouquenses garantem a permanência e alcançam o 6.º lugar; panteras procuram fugir à parte perigosa da tabela

Arouca e Boavista defrontam-se, este domingo, pela terceira vez esta temporada, desta feita para a 29.ª jornada da Liga, às 18 horas, no Estádio Municipal de Arouca. Os lobos da Serra da Freita são uma das equipas sensações da prova e o espressivo triunfo (3-0) no reduto do SC Braga, na jornada anterior, é a prova que o anúncio precipitado da saída de Daniel Sousa para os bracarenses em 2024/25 não faz abalar o conjunto, que pretende ainda chegar ao 6.º lugar, posição que garantirá a presença na próxima edição da Taça da Liga. Já os axadrezados vivem uma sequência negativa de resultados e a visita a Arouca, nesta fase da temporada, não se afigura uma tarefa fácil para os comandados de Ricardo Paiva, que ainda procuraram dar um passo firme rumo à permanência.

Confronto histórico

Ao analisar os encontros anteriores entre os dois clubes, nota para 12 jogos realizados, com o Boavista em vantagem: 5 vitórias, contrastando com os 3 triunfos do Arouca. Em jogos no Estádio Municipal de Arouca, Boavista e Arouca têm 2 vitórias. Na Liga, o histórico mostra onze jogos entre as duas equipas, com 5 vitórias para Boavista, 3 empates e 3 vitórias para o Arouca.

Na presente temporada, os arouquenses levaram a melhor por duas ocasiões: na primeira volta, o Arouca venceu, por 4-0, no Bessa, e depois ultrapassou as panteras nas grandes penalidades (4-3) na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Análise das equipas

No que toca ao campeonato, os comandados de Daniel Sousa registaram duas vitórias nas últimas duas rondas e a receção ao Arouca é vista como uma boa oportunidade para prolongar a série vitoriosa e também garantir já a manutenção para a próxima época.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Arruabarrena; Bogdan Milovanov, Robson Bambu, Javi Montero e Weverson Costa; David Simão e Pedro Santos; Jason Remeseiro, Morlaye Sylla e Cristo González; Rafa Mujica

Castigado: Nada a assinalar

Lesionado: Nino Galovic

Figura: Rafa Mújica. Em jogos a contar para o campeonato, o ponta de lança é o jogador espanhol com mais golos numa só época em Portugal neste século. Com 18 golos, é o terceiro melhor marcador da Liga, apenas atrás de Banza (21) e Gyokeres (22). É um perigo à solta para qualquer defesa e com um faro de golo impressionante que tem dado muitas alegrias aos adeptos arouquenses e assegurado pontos importantes, na fantástica campanha nesta 2.ª volta.

Rafa Mújica, avançado do Arouca. Foto PAULO NOVAIS/LUSA

O que disse Daniel Sousa: «Os objetivos do Arouca foram redefinidos e temos de nos manter focados, porque temos ainda adversários difíceis, como é este Boavista. O objetivo inicial era a permanência, que podemos assegurar já nesta jornada. Chegar ao 6.º lugar é agora um dos objetivos, o outro é mantermo-nos na parte de cima da tabela. Isso é um objetivo importante e por isso queremos vencer já o próximo jogo» 

A equipa nortenha, orientada por Ricardo Paiva, soma 29 pontos e ocupa a décima primeira posição, sendo que mais três pontos, num campo complicado seriam preciosos para dar ainda maior tranquilidade à equipa na classificação. Isto porque, o lugar de playoff de descida, ocupado pelo Portimonense está a somente três pontos (26).

Sistema: 3x4x3

Onze Provável: João Gonçalves; Chidozie AwaziemRodrigo Abascal e Filipe Ferreira; Pedro Malheiro, Ibrahima Camará, Seba Pérez e Bruno Onyemaechi; Bruno Lourenço, Róbert Bozeník e Salvador Agra

Castigado: Nada a assinalar

Lesionados: César, Luiz Henrique, Augusto Dabó

Figura: Róbert Bozeník. Leva 10 golos na temporada, 8 dos quais na Liga, dando-lhe o estatuto de melhor marcador da equipa. No entanto, o ponta de lança, de 24 anos, da Eslováquia, vive uma seca goleadora que dura há 9 jogos, entre Boavista e Seleção Nacional. As panteras têm sentido falta do seu goleador e esperam que ele apareça na fase decisiva da época.

Bozeník é o melhor marcador das panteras. Foto: IMAGO

O que disse Ricardo Paiva: «A nossa preocupação durante a semana, e insisto nisto porque foi, de facto, uma preocupação, foi fazer com que o rigor e a concentração acompanhassem a exigência do jogo e a história do clube que representamos.»