Armando Evangelista: «Sporting tem mais um dia de descanso»
Treinador do Famalicão projetou a deslocação ao terreno do Estoril. (Foto: ASF)

Armando Evangelista: «Sporting tem mais um dia de descanso»

NACIONAL15.04.202413:20

Famalicão e Sporting acertam o jogo em atraso da 20.ª jornada da Liga

Já lá vão mais de dois meses desde que o encontro entre Famalicão e Sporting foi adiado devido a falta de policiamento e que agora será acertado no calendário. Um duelo importante para definir as contas para o título, uma vez que os leões ocupam o primeiro lugar, mesmo com um jogo a menos, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo, o Benfica. Em caso de triunfo em Famalicão, a formação lisboeta passa a ter sete de vantagem e ficam a faltar apenas cinco jornadas.

«Cada jogo é diferente; o que importa é olhar para a forma como queremos competir com o Sporting e com todos os adversários. Se conseguirmos isso, estaremos mais próximos de executar bem. Por outro lado, vamos defrontar um Sporting moralizado e de certa forma confiante com o que tem alcançado».

Do outro lado, temos um Famalicão que não perde há quatro jogos (duas vitórias e dois empates) e que desde o adiamento trocou de treinador: Armando Evangelista sucedeu a João Pedro Sousa.

«Evolução é notória, se assim não fosse não estaria aqui a fazer nada. Isso vê-se em termos de organização, os comportamentos foram assimilados em termos de filosofia de jogo. Não é fácil em três semanas de trabalho passar toda uma panóplia de comportamentos, mas há uma série deles que estão vincados e que se notam em campo», disse, esta segunda-feira, o técnico dos famalicenses, em conferência de imprensa.

O Famalicão retoma a competição três dias depois de ter empatado (2-2) no Estádio do Dragão. Armando Evangelista lameta não ter tido mais tempo para trabalhar o jogo com o Sporting.

«Temos um curto espaço de tempo, muito pequeno, tendo pouco tempo para trabalhar o que vem de trás ajuda a que haja uma mente mais aberta para assimilar os compromissos e comportamentos que queremos passar. Acima de tudo, devemos olhar para o que nos propusemos. Queríamos ter tido mais tempo para preparar a nossa estratégia, mas é o tempo que temos. Diante das dificuldades temos que procurar soluções. O nosso adversário tem mais um dia de descanso».

O técnico do Famalicão está consciente das dificuldades que terá pela frente ao defrontar o atual líder do campeonato e que tem muitos pontos positivos, à vista de todos.

«Estamos a falar do atual líder, um plantel com internacionais portugueses e não só, melhor marcador do campeonato (Gyokeres), centrais de seleção…. Só isto quer dizer muita coisa acerca da qualidade do nosso adversário, que tem muito valor. Hoje é o que me preocupa, mas amanhã será outro adversário», referiu o técnico dos famalicenses antes de explicar que as contas para o título não lhe dizem respeito.

«As contas dos outros não nos interessam; o que produzimos é o que importa, o nosso valor, ser competitivo e ter ambição de vencer. Estar na luta pelo título é motivador o suficiente. Embora saibamos que competimos com seres humanos e há emoções a lidar, não é algo que me preocupe. Temos uma estratégia para contrariar o jogo ofensivo do Sporting. Espero que funcione».

Armando Evangelista não poderá contar com Francisco Moura, castigado por acumulações de amarelos até à 19.ª jornada, e Eneah Mihaj, pela mesma razão mas até à atual ronda.

O jogo está agendado para as 20h15 desta terça-feira.