Armando Evangelista: «Acredito que podemos alcançar a segunda vitória seguida»
Treinador dos famalicenses acredita que a equipa pode dar sequência ao triunfo conseguido no seu jogo de estreia e, dessa forma, consumar o feito inédito na presente temporada; elogios ao Vizela e em alerta pela qualidade do adversário; a satisfação pela forma como foi recebido pelo grupo e com a resposta dos jogadores
O jogo de estreia de Armando Evangelista no comando técnico do Famalicão resultou numa vitória no terreno do Gil Vicente (2-1) e, como tal, a motivação está em alta no seio do emblema famalicense.
Agora, às portas de novo dérbi minhoto, desta feita diante do Vizela, o técnico do conjunto de Vila Nova acredita que a sua equipa pode voltar a sorrir, sendo que, em caso de novo triunfo, então será escrita uma página nova na época do clube.
«Sabendo que vai ser um jogo difícil, acredito que, ainda para mais jogando em casa, que a nossa massa adepta, depois de uma vitória fora, vai aparecer em força e que nos vai ajudar a alcançar a segunda vitória seguida, algo que seria inédito esta época. É nisso que nos queremos focar, não olhando para as debilidades do adversário, mas para as forças que tem», salientou, na conferência de Imprensa desta sexta-feira.
Mas Armando Evangelista teceu vários elogios ao adversário de amanhã, salientando que o Vizela tem todas as condições para sair da situação aflitiva em que se encontra: ««Temos de olhar para o nosso adversário sabendo que é uma equipa com princípios e comportamentos bem assimilados, um adversário que tem mais um jogo e mais uma oportunidade de poder sair da zona desconfortável em que se encontra. Olhando para a tabela classificativa, de certeza que eles acreditam. Trata-se de um adversário competente, que vem jogar a vida a nossa casa, e é dessa forma que temos de olhar para eles. Porque já tiveram resultados semelhantes ao que tiveram no último jogo e depois deram respostas positivas.»
Evangelista demonstrou estar ciente das dificuldades que os vizelenses podem oferecer ao Famalicão, dando, por isso, o mote relativamente ao que a sua equipa terá de fazer.
«O Vizela é uma equipa que projeta bem os extremos no jogo interior na saída de bola, indo buscar o jogo entrelinhas, é um aspeto difícil de contrariar. Tal como, por exemplo, a movimentação na frente de ataque, onde podem jogar só com um elemento ou em 4x4x2. Tivemos, durante a semana, de precaver estas formas de jogar. Queremos entrar fortes no jogo para os levar para o desconforto. Sabemos que é dos jogos mais difíceis que vamos ter, não só por ser o próximo, mas por todas estas condicionante», analisou.
As cerca de duas semanas de trabalho que leva em Vila Nova foram extremamente produtivas e Armando Evangelista não esconde a satisfação pelo momento: «Depois de aproximadamente 15 dias de trabalho estou muito satisfeito com o grupo. A entrega e a predisposição para receber e assimilar ideias novas têm sido fantásticas. Fomos muito bem recebidos pelo plantel e pela estrutura, algo que tem facilitado a nossa integração e o nosso trabalho. Aquilo que pretendemos passar em termos de comportamentos e de ideias de jogo tem tido muita recetividade por parte dos nossos jogadores e isso deixa-nos felizes. Vê-se que é uma equipa comprometida, que quer tanto como os adeptos, e isso deixa-me tranquilo.»
O técnico famalicense foi instado a pronunciar-se sobre a situação clínica de Henrique Araújo, jovem avançado que está há mais de um mês afastado dos relvados devido a lesão.
Armando Evangelista adianta que o estado físico do jogador emprestado pelo Benfica tem vindo a melhorar e que, em breve, deverá poder contar com o contributo do avançado.
«O Henrique Araújo está numa fase transitória. Já começou a fazer alguns exercícios com a restante equipa e eu acredito que não vai demorar muito mais tempo até que possa dar o seu contributo. É daquelas lesões chatas que podem ditar avanços e recuos em função das cargas e do treino que vai tendo, mas esta semana sentiu-se bem e penso que está no bom caminho», assumiu.
Por fim, e desafiado a anunciar se vai, ou não, fazer alterações no onze relativamente ao jogo da ronda anterior, diante do Gil Vicente, Armando Evangelista, visivelmente bem disposto, deixou apenas uma certeza. «O Enea [Mihaj] vai jogar. O resto… vamos ver [risos]», concluiu. Recorde-se, a propósito, que Justin de Haas vai ter de cumprir um jogo de suspensão, em virtude de ter completado uma série de cinco cartões amarelos, pelo que o internacional albanês será o parceiro de Riccieli no centro da defesa.