Leões têm 89 golos na Liga, algarvios sofreram já 66! Em Alvalade há ambiente de euforia, vitória este sábado deixa os verdes e brancos a torcer pelo Famalicão, que se tirar pontos às águias permite a festa de título nacional sportinguista
O melhor ataque contra a pior defesa da Liga hoje no Estádio José Alvalade, a partir das 18 horas. Sporting (89 golos marcados) contra Portimonense (66 sofridos), o líder a sonhar com o título, o 16.º a lutar para sair da posição de play-off.
O Sporting marcou em todos os jogos nesta edição da Liga; fora de casa, onde não perde há dois, o Portimonense sofreu golos em todas as partidas.
Alvalade vai viver ambiente de festa. Os adeptos leoninos preparam-se para mais uma grande receção à equipa, cerca de uma hora e meia antes do início do jogo. Antes disso, às 16 horas, abrem as portas do estádio e muitos vão procurar ocupar logo os seus lugares para não perderem pitada do que se prepara no interior do recinto.
Vitória este sábado com o Portimonense mete o leão à espera do resultado do Benfica, este domingo, com o Famalicão, para poder agarrar o título nacional; 50 mil no apoio à equipa e com homenagem a Manuel Fernandes; onze também de… gala
Serão 50 mil os espectadores a encherem o estádio, muitos a viajarem de longe de Lisboa, uma vez que este será o jogo dos núcleos, reservado para muitas delegações leoninas marcarem presença na casa-mãe. Todos vão participar na coreografia que será também homenagem a Manuel Fernandes, eterno capitão leonino que passa por momento de saúde complicado, na altura em que as equipas entrarem em campo.
Na sua fortaleza, os verdes e brancos não perdem na Liga há 22 jogos, esta temporada contam por vitórias os 15 jogos já realizados em Alvalade para o campeonato.
Na contabilidade entre as duas equipas, para a Liga, há registo de 41 jogos, com 31 vitórias do Sporting, cinco empates e cinco triunfos algarvios.
O Sporting quer festejar o título nacional quanto antes. E pode fazê-lo já este fim de semana, embora não dependa exclusivamente de si mesmo: terá de ganhar ao Portimonense e esperar que o Benfica, este domingo, não ganhe no terreno do Famalicão.
À hora do jogo, à flor da relva no bem tratado terreno de Alvalade, estarão 18 graus e prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera chuva fraca ou chuviscos. O vento soprará moderado.
O Sporting
Os leões vêm de empate no Dragão, 2-2 arrancado no final, golos de Gyokeres (87’ e 88’) que, poupado na primeira parte por ter passado a semana com problemas físicos, entrou ao intervalo. Gonçalo Inácio jogou na ala esquerda mas prepara-se para voltar ao trio de centrais – Nuno Santos assume a ala. Ah, e claro, Gyokeres desta vez volta à equipa titular.
Onze provável do Sporting: Israel; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves
Lesionado: Adán
Castigado: Edwards
O que disse Rúben Amorim (treinador do Sporting)
«Se este jogo pode ser mais importante do que o do Dragão? Contexto diferente, abordagem diferente, qualidade das equipas, com todo o respeito, é diferente. Toda a gente está a lutar pelos objetivos, temos um muito grande, vencer o jogo e ficar mais perto do campeonato, perante equipa com características muito boas. Sofremos muito para vencer lá, temos de ser inteligentes, mas temos tudo pensado.»
A figura: Gyokeres
Quem mais poderia ser? O goleador sueco de 25 anos ainda no passado domingo evitou, com dois golos, que os leões perdessem no Dragão e fez subir para 26 o seu número de golos no campeonato – 40 no total de todas as competições. Vai ser titular este sábado, mais uma vez numa época que já é a sua melhor de sempre, ultrapassando a anterior, em que conseguiu 22 golos em 50 jogos pelo Coventry, de onde se transferiu no passado verão a troco de 20 milhões de euros. Tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
O Portimonense
Os algarvios perderam em casa na jornada anterior, 0-2 com o Moreirense, e depois de Alvalade recebem Rio Ave e vão ao terreno do rival Farense. Com cinco jogadores amarelados – Igor Formiga, Pedrão, Relvas e Gonçalo Costa, todos defesas, além de Dener, médio que não tem sido titular –, em risco de castigo, há a possibilidade de algumas poupanças, algo que, no entanto, Paulo Sérgio não adianta.
Onze provável do Portimonense: Nakamura; Guga, Pedrão, Alemão e Seck; Fukui e Lucas Ventura; Luan Campos, Carlinhos e Hélio Varela; Tamble Monteiro
Lesionado: Zinho
O que disse Paulo Sérgio (treinador do Portimonense)
O treinador do Portimonense quer os seus jogadores alheados da euforia em torno dos leões e que mostrem capacidade para competir com um adversário com a qualidade «monstra» que o Sporting tem demonstrado.
«Temos de olhar para nós e dar sequência àquilo que temos feito de competente nas últimas jornadas. E melhorar, se possível. Sabemos que a tarefa será difícil, mas o nosso intuito, a nossa mentalidade é sempre a mesma, é tentar armar as coisas de forma a conseguir complicar a vida a um adversário que, obviamente, reconhecemos que é sobejamente superior. Temos de arranjar uma estratégia, uma atitude, uma forma de competir, que saibamos estar no jogo e disputá-lo. É um teste à nossa capacidade. Sempre a pensar positivo, trabalhamos de forma a poder ir a Alvalade e ser competitivos. Temos de nos alhear de tudo o que está à volta, porque isso não pode interferir naquilo que temos que fazer dentro do campo.»
A figura: Carlinhos
Médio brasileiro de 29 anos é peça fundamental para a estratégia de Paulo Sérgio. Presente em 33 dos 35 jogos dos algarvios esta época no total das competições, foi sempre titular. Marcou já 10 golos e fez seis assistências. Cumpre a terceira época em Portimão, onde chegou depois de duas temporadas no Vasco.