André Luís decide sobre o final e Moreirense passa na Reboleira
André Luís marca e dá o triunfo ao Moreirense na Reboleira (Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

André Luís decide sobre o final e Moreirense passa na Reboleira

NACIONAL11.11.202320:00

Ponta de lança brasileiro decidiu, com um excelente golpe de cabeça, e garantiu um apertado triunfo aos cónegos sobre os tricolores num encontro que parecia destinado ao nulo

O embate entre Estrela da Amadora e Moreirense parecia destinado ao nulo, mas o capitão e artilheiro dos cónegos, André Luís, tinha uma ideia diferente: com um cabeceamento repleto de intenção e como mandam as regras de um verdadeiro ponta de lança, correspondendo a centro preciso de Fabiano Souza, o camisola 9 garantiu a conquista dos três pontos para a equipa visitante.

Nos 89 minutos que antecederam o rasgo do atacante do Moreirense que decidiu a partida, tudo apontava que as duas equipas iriam dividir – com alguma justiça, diga-se – os pontos em disputa, com uma partida de encaixe tático e físico entre os dois conjuntos que na primeira parte se fixou numa situação de golo para cada lado.

Jean Felipe, aos 27’, quase ludribriou Kewin Silva com um cruzamento/remate que quase se encaminhava para as redes adversária e na resposta o emblema de Moreira de Cónegos atirou ao poste, mais concretamente por Maracás, em desvio na pequena área a um primeiro remate de Gonçalo Franco

A toada de equilíbrio manteve-se no segundo tempo, com os dois conjuntos a voltarem a dividir o número de ocasiões de perigo produzidas, num total de duas para cada lado. Kikas quase surgiu para o desvio aos 57’ e o Moreirense respondeu com um remate de Kodisang, a partir de boa posição, aos 69’, voltando a equipa da casa aos 71’ por Ronald, que testou a atenção de Kewin num remate de meia distância, com a equipa visitante a não se deixar ficar atrás e a tentar por Antonisse, aos 75’, para mergulho eficiente de Wagner.

As equipas igualavam-se nas intenções e no poderio, mas o Moreirense teve um goleador quando dele mais precisou e André Luiz garantiu nova vitória ao emblema minhoto que assim ascendeu, ainda que de forma provisória, ao quinto lugar, destronando o Vitória de Guimarães, que esta noite recebe o FC Porto.

Fim do jogo. Estrela da Amadora 0, Moreirense 1.

90+6': Cartão amarelo para Kialonda Gaspar (Estrela da Amadora).

90+4': Dupla substituição no Moreirense, com as entradas de Godfried Frimpong e Rúben Ismael pelas saídas de Pedro Amador e Lawrence Ofori.

90+2': Cartão vermelho direto para Walisson (Moreirense).

Tempo adicional: 5 minutos.

90': Golo do Moreirense! Marca André Luís e num irrepreensível golpe de cabeça, que se antecipou à marcação no ataque a um cruzamento tirado pela direita. Num jogo de escassas ocasiões, este pode ser o match point para os cónegos.

Assistência: 3.468 espectadores.

86': Livre lateral para o Estrela cruzado para cabeceamento de Kialonda Gaspar para intervenção serena de Kewin Silva.

84'. Antonisse encontrou espaço para progredir pela esquerda e tentou surpreender Wagner com um remate rasteiro com alguma distância da baliza, mas o brasileiro defendeu com segurança.

81': Cartão amarelo para Lawrence Ofori (Moreirense).

79': Dupla substituição no Moreirense, com as entradas de Matheus Alás e Walisson pelas saídas de Alanzinho e Kobamelo Kodisang.

79': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Hevertton Santos e Manuel Keliano pelas saídas de Jean Felipe e Léo Cordeiro.

76': Cartão amarelo para Marcelo Santos (Moreirense).

72'. Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de André Luiz pela saída de Kikas.

72': Substituição no Moreirense, com a entrada de Antonisse pela saída de Madson Souza.

71': As duas equipas começam a procurar forçar um pouco mais pelo primeiro golo e desta feita foi Ronald quem tentou de meia distância, mas Kewin resolveu a dois tempos.

69': Primeira investida de maior perigo do Moreirense na segunda parte: os cónegos aproveitaram algum espaço concedido pela defesa tricolor e trabalharam bem, mas Kodisang não finalizou da melhor forma um remate em zona frontal, ficando a ideia de que poderia ter feito melhor.

62': Cartão amarelo para Maracás (Moreirense).

57': O perigo volta a rondar a área do Moreirense, com Léo Cordeiro a colocar a bola ao segundo poste, sem que aparecesse correspondência para atirar com êxito - Kikas estava por perto, mas não chegou a tempo para o desvio.

55': Cartão amarelo para João Reis (Estrela da Amadora).

54': Cartão amarelo para Alanzinho (Moreirense).

51': Cartão amarelo para André Luís (Moreirense).

Começa o segundo tempo, sem alterações de parte a parte.

Intervalo: Estrela da Amadora 0, Moreirense 0

Aceita-se a igualdade entre dois conjuntos que jogaram em quase perfeito encaixe em grande parte dos primeiros 45 minutos. A bola raramente chegou com perigo a ambas as balizas, com exceção de um cruzamento remate de Jean Felipe, pelos locais, e um desvio de Maracás ao poste direito pelos visitantes. Aguarda-se pela segunda parte e pelo soltar das amarras.

Tempo adicional: 1 minuto.

42': Kikas não perdeu tempo e atacou a baliza do Moreirense com um remate em jeito que passou próximo da baliza minhota.

40': Cartão amarelo para Léo Cordeiro (Estrela da Amadora).

39': Gonçalo Franco volta a aparecer bem à entrada da área e com autorização e espaço para rematar, mas fê-lo por alto.

35': O Estrela afasta a pressão, mas sem perigo. Léo Jabá consegue armar o remate à entrada da área, mas atira contra o chão e o remate perde potência, chegando amortecido às mãos de Kewin.

34': No seguimento, os cónegos voltam a criar perigo e atiram ao poste por Maracás, central em ação ofensiva que desviou na pequena área um remate de Gonçalo Franco à entrada da área.

33': Cria perigo o Moreirense: livre lateral de Pedro Amador, muito bem colocado e puxado, a obrigar Wagner a uma defesa de recurso.

27': Jean Felipe quase abre o marcador...e quase por engano: o seu cruzamento pela direita saiu alongado e a trajetória quase enganou o guardião Kewin Silva. Os adeptos do Estrela ainda chegaram a levantar-se!

20': Léo Cordeiro consegue algum espaço em zona frontal à entrada da área e remata, mas por alto.

11': Cartão amarelo para Madson Souza (Moreirense).

10': Primeira situação de remate para o Moreirense e por Alan, que visou a baliza à entrada da área, mas com pouco perigo.

Primeiros cinco minutos sem oportunidades de golo, com iniciativas de parte a parte, mas sem corresponder em situações de real perigo.

Começa o jogo. Segue o Estrela!

Os dois conjuntos já estão perfilados no relvado. A partida iniciar-se-á dentro de instantes.

Os jogadores das duas equipas já terminaram o aquecimento. O apito inicial está próximo!

Já no Moreirense não se regista qualquer alteração relativamente ao último onze apresentado, que derrotou o Vitória de Guimarães (1-0) em mais um embate entre conjuntos do Minho.

Surpresa no onze do Estrela da Amadora, com a presença de Wagner, guarda-redes que irá, assim, estrear-se em absoluto na presente temporada. António Filipe, a melhor unidade em campo no último confronto dos tricolores no embate frente ao Sporting, não figura sequer na convocatória, surgindo o sub-23 Edmilson Cambila numa presença inédita no banco de suplentes.

Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Rúben Ismael, Matheus Aiás, Walisson Alves, Pedro Aparício, Ponck, Antonisse, Godfried Frimpong e Gilberto Batista.

Suplentes do Estrela da Amadora: Edmilson Cambila, André Luiz, Erivaldo Almeida, Vitó, Manuel Keliano, Nkanyiso Shinga, Hevertton Santos e Brenner Lucas.

MOREIRENSE: Kewin Silva, Fabiano Souza, Maracás, Marcelo Santos e Pedro Amador; Gonçalo Franco, Lawrence Ofori e Alanzinho; Kobamelo Kodisang, Madson Souza e André Luís (c).

ESTRELA DA AMADORA: Wagner, Johnstone Omurwa, Miguel Lopes e Kialonda Gaspar; Jean Felipe, Aloísio Souza, Léo Cordeiro e João Reis (c), Léo Jabá, Ronald e Kikas.

Já há equipas iniciais!

Boa tarde. O tradicional Estádio José Gomes será o palco do embate entre o Estrela da Amadora e o Moreirense, a contar para a 11.ª jornada da Liga

Siga aqui em direto.