Anderson Polga ligou a Coates: toda a conversa
Sporting partilhou nas redes sociais um vídeo entre os dois jogadores estrangeiros que somaram mais jogos com a camisola dos leões: 342. Uma conversa intimista, especial, marcada pelo respeito e carinho por uma camisola que lhes marcou a vida
Um momento especial. Entre capitães. Um do passado, outro do presente. Uma espécie de passagem de testemunho entre duas figuras marcantes do universo leonino. O Sporting juntou Anderson Polga e Sebastian Coates, os dois estrangeiros com mais jogos com a camisola dos leões: 342. Uma conversa telefónica em vídeo, intimista, na qual os centrais se deram a conhecer e passaram em memória momentos únicos em Alvalade. No final, após conversa animada, Polga agendou um churrasco com o uruguaio em Porto Alegre, no Brasil.
Uma conversa que damos a conhecer aqui. E que começou com o central brasileiro, Anderson Polga, hoje com 44 anos, que representou os leões de 2003 a 2012, a dar os parabéns a Coates.
«Parabéns pela trajetória, tenho acompanhado e fico feliz por tudo o que vens fazendo há tantos anos, mesmo nessa transição que o clube vivia, e porque o clube é ótimo. O mesmo sentimento que tive, de permanecer muito tempo, acho que é o que tem sentido. Um clube acolhedor, de família, e que nos dá todas as condições. É espetacular»
O futuro
«Desejo que permaneça por mais épocas e que lidere a equipa como tem feito, com mestria. Hoje sou adepto a distância, coração bate sempre forte, e foi como falei: ficamos felizes em ter jogadores assim, com esse perfil, e espero cada vez mais o seu sucesso e o do Sporting»
Momento mais marcante
«Tivemos vários jogos, foram épocas maravilhosas, com confrontos com grande FC Porto de Mourinho, o Benfica de Jorge Jesus com grandes equipas, jornadas europeias, é complicado destacar apenas um. Volta que demos com o Newcastle, com o AZ Alkmaar, sobretudo esse na Holanda. Foi até ao final. Com sangue e suor… e acabou por sermos felizes para chegar a uma final»
Ambiente de Alvalade
«Alvalade é espetacular. Aquele dia da inauguração, grande festa, vamos puxando pela memória, tive a oportunidade de jogar com a seleção brasileiro no Alvalade antigo, já estava marcado, parecia escrito. Trilhamos caminhos e as coisas vão fazendo sentido. Alvalade torna-se tão intenso, forte, vibrante, aquele trajeto Lisboa a Alcochete…»
Voltar a Alvalade
«Quero brevemente estar aí para cantar ‘Só eu sei porque não fico em casa’. Sentimento de agradecimento pelo carinho e respeito que tive do Sporting e de todo o povo português. De retribuição e dever cumprido. Memórias que guardamos na história»
Desejos a Coates
«Desejo ao Seba e ao Sporting sucesso. O exemplo dele é diário, todos me dizem isso. Um líder espetacular e demonstra isso dentro de campo. O Sporting está bem servido dentro de campo com o seu capitão para os adeptos é uma referência e eu, como hoje sou um adepto, é ele o meu líder. Desejo muito sucesso e continuação desse trabalho com títulos e resultados. Ficar na história é algo que nos marca. E o Seba entrou dentro desses 10 com mais jogos no clube e é um feito extraordinário. O sucesso dele é o sucesso do nosso clube. Que fique por muitas épocas. E que em breve venha fazer uma visita ao Brasil para um churrasco»
Coates retribui e agradece
Agradecimento
«Obrigado pela humildade. Para mim é sempre bom seguir no clube. Quando cheguei aqui não imaginava atingir esta marca. Para mim é um prazer chegar a esta marca e poder partilhar isso juntos. Como falava é um clube muito especial, tanto a ti como a mim e a família recebeu muito bem e sentimos felizes de estar aqui. Vamos continuar a trabalhar para alcançar nossos objetivos. E espero que possas vir de novo aqui, a Sporting.»
Melhor momento
«Difícil escolher um… quando fomos campeões houve vários que foram determinantes como o jogo de SC Braga, um a menos e vencemos, depois o do Gil Vicente que virámos o jogo e tive sorte de fazer golos. Ambiente dos clássicos. Ficamos com isso na memória do que se vive no jogo, na semana prévia, caminho para o estádio, momentos que marcam…»
Sentimento
«O que realmente vivemos quando saímos do balneário e entramos em campo é espetacular. Quando começa o hino do Sporting, a canção que todos conhecem, preparamos para o jogo e vemos esse ambiente incrível, por sorte tivemos isso. Somos agradecidos por isso.»
Desejo a Polga
«Obrigado pelas palavras. Para mim é uma honra. Sobretudo pela tua humildade. Não tinha por fazer isto, de falar comigo, do que partilhou nas redes e isso mostra a pessoa que és. Desde que cheguei ao clube sempre gostei de ver as referências e obviamente que teu nome estava aqui. E continua a estar. Trabalhar e tentar atingir esses valores que tanto tu como outros deixaram no clube. Para mim tentar deixar essa marca para outras gerações futuras. Valores que tanto tu como eu trazemos de da América do Sul. É um orgulho chegar e atingir esta marca e poder partilhar esse feito»