9 abril 2024, 08:00
Real Madrid-Man. City: a primeira mão de uma eliminatória para 'tirar as teimas'
Pela terceira época consecutiva, 'merengues' e 'citizens' têm encontro marcado na fase a eliminar da Liga dos Campeões
Dois dos melhores técnicos do mundo são o foco central dos quartos de final da Liga dos Campeões. Italiano começou viagem na competição no Parma e o espanhol no Barcelona, contra o Sporting
O confronto entre Real Madrid e Manchester City desta terça-feira marca o 10.º aniversário do nascimento de uma rivalidade amigável entre Carlo Ancelotti e Pep Guardiola. Foi em abril de 2014 que estes dois se encontraram pela primeira vez, na meia-final da prova milionária.
O italiano estava na casa que hoje o acolhe, o espanhol treinava o Bayern. O resultado da eliminatória é esclarecedor: vitória no agregado por 5-0 para os blancos, que ganharam La Décima na final disputada em Lisboa.
No total, são 10 os jogos que colocaram frente-a-frente estes dois técnicos – seis vitórias para Guardiola, três para Ancelotti e um empate. Se bem que quatros das derrotas do italiano ocorreram quando treinava um Everton com muito menos recursos do que o Manchester City.
As outras seis partidas entre os dois ocorreram nas meias-finais da Liga dos Campeões e aí, Guardiola só saiu a sorrir por uma vez, precisamente na época passada (muito graças a um bis improvável de Bernardo Silva).
Um dado curioso é o facto de que, sempre que Ancelotti e Guardiola se encontraram nesta competição, o vencedor da eliminatória acabaria por conquistar a Orelhuda. E esta época a façanha pode repetir-se, já que City e Real são as duas equipas favoritas a voltarem a triunfar na final.
9 abril 2024, 08:00
Pela terceira época consecutiva, 'merengues' e 'citizens' têm encontro marcado na fase a eliminar da Liga dos Campeões
É difícil negar que Ancelotti é o melhor treinador de sempre da Liga dos Campeões. É quem tem mais jogos – vai cumprir o 200.º esta terça-feira –, é quem tem mais vitórias (114) e quem mais vezes conquistou a própria competição – quatro, duas com o Milan (2003 e 2007) e outras tantas com o Real Madrid (2014 e 2022).
Uma viagem que começou em 1997, ao comando de uma equipa do Parma que empatou no terreno do Sparta de Praga (0-0) e onde jogavam, por exemplo, Buffon e Cannavaro.
No entanto, Guardiola ameaça retirar esse estatuto ao italiano. Para já, tem uma melhor percentagem de vitórias na Champions (64%, em relação aos 57% do italiano), que já venceu por três vezes – duas com o Barcelona (2009 e 2011) e uma com os citizens, na época passada.
O caminho de Guardiola nesta prova, como treinador, começou com uma vitória por 3-1 sobre o Sporting, em 2008 – Rafa Márquez, Samuel Eto’o e Xavi marcaram para os blaugrana, Tonel fez o golo dos leões.
Deste modo, enquanto se jogar a eliminatória entre Real Madrid e Manchester City, teremos a certeza de estar perante uma batalha entre dois treinadores com carreiras inigualáveis no mundo do futebol.