Amorim goleia, mas avisa: «O nosso desempenho foi uma montanha-russa»

INTERNACIONAL01.12.202417:01

Treinador do Manchester United aponta fragilidades da equipa após goleada sobre o Everton; elogia jogador que já criticara e não esquece… Ruud van Nistelrooy

Ruben Amorim criticou a performance do Manchester United, após a vitória por 4-0 sobre o Everton, em declarações à BBC: «O desempenho esteve longe de ser perfeito. Temos de melhorar, isso sente-se no jogo. Depois dos primeiros 15 minutos, o Everton controlou-o e tornou-se difícil para nós, que estávamos a perder nas segundas bolas. Senti que os jogadores podiam resolver alguns problemas que temos como equipa, devido à qualidade que têm, mas esteve longe de ser um desempenho perfeito.»

«O resultado foi bom, porque fomos pragmáticos», continuou Amorim, falando já com a Sky Sports: «Não foi bonito, mas fizemos o nosso trabalho, que é ganhar. O nosso desempenho foi uma montanha-russa. Temos alguns momentos em que estamos bem, mas depois temos momentos em que temos de sofrer. Precisamos de tempo para treinar e melhorar, mas é sempre melhor trabalhar com vitórias».

Já na conferência de imprensa, Amorim salientou que foi a capacidade dos red devils marcarem nos momentos decisivos que resultou numa vitória folgada: «Nos meus três jogos aqui, os momentos decisivos foram a nosso favor e temos de analisar isso. Com o Everton começámos muito bem, mas depois perdemos o controlo do jogo, estávamos a correr atrás da bola, mas depois marcámos numa bola parada e isso foi importante. Depois marcámos perto do intervalo e fazemos o terceiro golo no início da 2.ª parte. Nestes três primeiros jogos, marcámos nos momentos decisivos.»

O técnico português abordou também as mudanças que tem feito na equipa, tanto nos jogos como nos treinos: «Começámos agora este trabalho e temos muitos jogos, estamos a mudar algumas coisas no treino, a carga é diferente (não estou a dizer que é melhor ou pior), os jogos em si são diferentes, então temos de lidar com isso. Muitos jogadores estão a voltar de lesão. O Kobbie Mainoo hoje foi um risco porque ele só podia jogar por 60 minutos, Mazraoui claramente teve dificuldades, o Luke Shaw quer jogar mais, portanto temos de rodar a equipa, mas no futuro vamos ver mais consistência no onze inicial.»

«Van Nistelrooy está a ajudar-me»

Comentando o desempenho de alguns jogadores, Amorim falou à Sky Sports sobre Rashford e Joshua Zirkzee, que bisaram frente aos toffees: «Marcar é tudo para um jogador. Zirkzee fez um ótimo trabalho e é bom para a sua confiança, tínhamos uma ideia de como usá-lo, mas não foi por tê-lo escolhido que tive uma epifania, precisávamos de pernas frescas. Rashford pode fazer muito melhor. Todos temos de melhorar, mas foi um grande trabalho dos jogadores.»

Por fim, o treinador não esqueceu o desenvolvimento que Amad Diallo (que fez duas assistências) teve com Ruud van Nistelrooy, que treinou o United de forma interina até à chegada de Amorim (falando com a BBC): «Ele é grande em talento, mas pequeno em tamanho. Fez um ótimo trabalho, mas também tem de melhorar. Ruud van Nistelrooy ajudou-o muito nos seus jogos como treinador e agora está a ajudar-me a mim.»