«Amorim foi notável no Sporting e já se vê a marca dele no Man. United»

INTERNACIONAL03.12.202414:14

Mikel Arteta, treinador do Arsenal fala sobre o reencontro com Amorim: a identidade, a energia, a 'vingança' pelo jogo de há dois anos no Emirates

Antigo adjunto de Pep Guardiola no Manchester City, Arteta, de 42 anos, assumiu o comando do Arsenal no decorrer da temporada 2019/2020, para substituir Unu Emery, por isso sabe bem o que é deixar um trabalho a meio, quando questionado sobre o percurso de Ruben Amorim. Na antevisão ao duelo desta quarta-feira, quando Amorim visitar o Emirates, agora com o Manchester United, para a 14.ª jornada, o espanhol refletiu sobre o trabalho dos treinadores.

«É a prova de como este trabalho é imprevisível. Também eu, a meio da época, comecei a trabalhar num novo clube e depois fomos atingidos pela COVID. Podemos planear o que quisermos, mas o futebol traz coisas diferentes», referiu.

«Já se vê a marca dele, tem sido muito claro sobre o que quer fazer. Foi muito bem sucedido no Sporting. É notável, ao fim de tantos anos, o que ele conseguiu lá, especialmente a forma como o fez e como as suas equipas têm jogado», referiu.

 «Traz energia e novas ideias ao clube e aos jogadores», acrescentou, comentando ainda se está à procura de vingança após a derrota do Arsenal frente ao Sporting de Amorim na Liga Europa em 2023:

«Não, nada de vingança. No futebol, trata-se de outra oportunidade. Vai ser muito diferente. Jogámos contra o Sporting na semana passada e foi muito diferente de há dois anos. Não tem qualquer significado.»

Olhando para a classificação da Premier League, Arsenal e Chelsea estão em segundo com 25 pontos, com o United em 9.º, com 19. Podem os red devils chegar-se à frente na luta pelo título? «Ainda estamos muito no início da época. Qualquer equipa que consiga encadear vitórias tem uma hipótese, por isso acho que tudo é possível», avaliou.

 E o City, que o arrebatou ao Arsenal no final da temporada passada? «É uma equipa que tem a capacidade de ganhar, ganhar, ganhar, com tanta qualidade que tem.»

 

As equipas vão depois voltar a encontrar-se para a Taça de Inglaterra.