Amorim desafiou e A BOLA fez as contas: um cartão a cada três... faltas
Rúben Amorim tentou afastar-se do tema da arbitragem. IMAGO/SOPA Images

Amorim desafiou e A BOLA fez as contas: um cartão a cada três... faltas

NACIONAL09.10.202322:33

Na primeira parte com o Arouca foram quatro cartões em três faltas! Diomande numa expulsão inédita na carreira ao fim de 44 jogos

Rúben Amorim lançou o desafio no final do jogo com o Arouca. Em pano de fundo estava a expulsão de Diomande que obrigou o leão a serviços máximos. «Não falo de arbitragem. Façam as contas, desta e da outra época, da relação entre os amarelos que são dados aos clubes, e depois vejam», disse. 

Pois bem, A BOLA acedeu ao desafio. E fez contas. O Sporting, nas primeiras 8 jornadas, cometeu 93 faltas (sofreu 109) e contabilizou 27 cartões amarelos e um vermelho. O que significa, em média, 3,3 cartões por jornada e um cartão amarelo a cada...3,4 faltas. 

Um critério muito apertado que teve diante do Arouca o seu expoente máximo, pois os leões, que no final cometeram apenas 7 faltas, só nos primeiros 45 minutos, cometeram três faltas e somaram... quatro cartões (três amarelos e um vermelho a Diomande). Critério contestado pelos leões que são a segunda equipa da Liga com mais cartões amarelos (27) na prova, apenas atrás do FC Porto (28). 

Diomande foi expulso ainda durante a primeira parte com o Arouca

De referir que Gonçalo Inácio é um dos jogadores que já se encontra em risco de falhar a próxima ronda, enquanto Diomande, central costa-marfinense que recebeu ordem de expulsão ainda no primeiro tempo diante dos arouquenses, teve a sua primeira expulsão na carreira ao fim de 44 jogos como profissional, período em que contabilizou 14 amarelos.

JORNADAS DA LIGA

Faltas cometidas

Faltas sofridas

Cartões amarelos

Cartões vermelhos

8

93

109

27

1