Amdouni é para ficar no Benfica

NACIONAL29.09.202421:58

Avançado internacional suíço veio por empréstimo mas existe um plano para o segurar na Luz

Zeki Amdouni ainda nem se estreou como titular, mas os sinais nos poucos minutos que ele tem de Benfica reforçam uma convicção formada pela SAD dos encarnados logo quando, este verão, conseguiu garantir o empréstimo do avançado internacional suíço de 23 anos junto do Burnley: Amdouni é para segurar em definitivo.

Amdouni entrou aos 67 minutos do jogo de sábado frente ao Gil Vicente e aos 78' marcou o primeiro golo dele com a camisola do Benfica, na vitória da equipa por 5-1. Esteve nos quatro jogos que o treinador Bruno Lage leva no comando, sempre como suplente utilizado — fez 23' com o Santa Clara, 2' frente ao Estrela Vermelha na Sérvia, para a Champions, 19' com o Boavista e 23', então, no duelo com o Gil Vicente —, mas em todos os desafios teve pormenores que provam qualidade. Na retina dos adeptos ficou um grande remate ao poste que fez nos dois minutos em campo frente ao Estrela Vermelha, em Belgrado, e, anteontem, com o Gil Vicente, para o campeonato, rematou de fora da área para o quarto golo do Benfica no jogo e o primeiro dele pelo clube.

A capacidade de Zeki Amdouni para jogar nas várias posições do ataque também é um argumento importante e que, já se percebeu, agrada a Bruno Lage.

O atacante suíço, pelo Benfica, já entrou em campo para jogar na posição de extremo-esquerdo, de extremo-direito e segundo avançado (foi para desempenhar essa função que os encarnados o decidiram contratar) num desenho tático mais próximo do 4x4x2. Esta polivalência também o torna valioso.

O NEGÓCIO

Amdouni veio para a Luz cedido até final da época, com uma taxa de empréstimo de €2 milhões e uma cláusula de opção de compra de €20 milhões. Trata-se de um investimento alto, mas o Benfica está disposto a fazê-lo e já terá encaminhado com o clube inglês e o jogador os moldes para um futuro negócio.

Embora estejamos ainda no início da época, o presidente do Benfica já deixou claro qual é o plano para o jogador. «Chegou na última semana do mercado, entretanto houve seleções, e praticamente ainda está a entrosar-se e a conhecer bem os colegas. Mas tenho a certeza absoluta de que será importante nesta temporada e, esperemos, nas próximas temporadas também, porque ele tem um empréstimo com opção de compra. Foi a única forma de o podermos trazer. Temos esperança de que as coisas corram bem e de que, no final da época, ele seja nosso jogador», disse Rui Costa na semana passada, quando fez uma análise às transações do último mercado.

Os encarnados tinham este avançado sinalizado há bastante tempo (entusiasmou sobretudo a época no Basileia, em 2022/23, na qual marcou 22 golos e fez cinco assistências em 52 jogos), mas só conseguiram avançar para ele este verão, na sequência das saídas de vários atacantes do plantel (Rafa, Neres e Tengstedt) e aproveitando a janela aberta depois da descida de divisão do Burnley na época passada, da Premier League para o Championship.

Amdouni ficou logo muito interessado no convite do Benfica, mas as exigências financeiras do Burnley para uma venda em definitivo aconselharam a SAD das águias a estruturar uma operação primeiro com um empréstimo.

Depois de conquistar quem manda no Benfica, Amdouni começa agora a seduzir também os adeptos com o futebol dele e uma personalidade carismática em campo, vincada, por exemplo, na forma como festeja os golos, esticando o braço esquerdo e simulando com o direito um tiro certeiro, como se fosse um snipper.

Em reportagem já publicada por A BOLA, Jean-Michel Aeby, que treinou o novo número 7 das águias nos suíços do Etoile Carouge, disse que Amdouni tem tudo para triunfar. «É um jogador completo, capaz de jogar e rematar com os dois pés. Tem um grande faro de golo e é também capaz de dar passes decisivos. Tem uma mentalidade notável», garantiu o treinador.

Para que tudo corra bem no Benfica, Amdouni conta com a vantagem de saber falar turco (tem dupla nacionalidade, suíça e turca) e de ter no balneário Kokçu e Akturkoglu, dois internacionais pela Turquia que seguramente o vão ajudar na adaptação.