Álvaro Pacheco: «Todos trabalham para jogar e agora vão ter a oportunidade»
Treinador do Vitória de Guimarães fez a antevisão à partida deste sábado, às 18 horas, frente ao Portimonense, no Algarve, na 22.ª jornada da Liga e admite que as ausências de Jota Silva e Toni Borevkovic não vão ter influência na forma como a equipa vai encarar este jogo.
Tem duas ausências de peso [Jota Silva e Borevkovic], isso pode implicar alguma alteração tática na equipa?
- Uma oportunidade para todos os jogadores, pois são todos importantes. Confio em todos. Amanhã temos a oportunidade de mostrar isso mesmo, ou seja, o grande coletivo e equipa que temos. Oportunidade para alguns jogadores se mostrarem.
Pode ser um jogo para lançar o reforço Kaio César?
- Ainda está num processo, fundamental para o seu crescimento, pois veio de um país em que o futebol é diferente. Tem de perceber a grandeza do clube, também a nossa filosofia enquanto equipa e a nossa ideia de jogo. Quando tiver a oportunidade deve estar preparado para poder dar o melhor contributo.
Que importância tem este jogo no trajeto da equipa, até para sequência ao empate conseguido com o Benfica?
- Esta equipa joga sempre para ganhar e quando não ganhamos ficamos tristes. No último jogo pela exibição que fizemos merecíamos os três pontos. Amanhã temos um novo jogo e queremos os pontos. Temos essa oportunidade de conquistar mais três pontos.
Que dificuldades pode o Portimonense criar à sua equipa?
- É uma equipa boa. A classificação não corresponde à qualidade da equipa e do seu treinador. Ganhou aqui em nossa casa, tem um plantel forte, com jogadores interessantes, principalmente na frente e no meio-campo. Também é muito robusta, muito alta, defende bem e que se sente confortável nesse momento do jogo. Temos de ser capazes de perceber aquilo que temos de fazer para ultrapassar este adversário. Sermos Vitória.
Numa entrevista, o presidente admitiu que ainda vai ter de efetuar mais vendas. Como entende essas palavras?
- O mais importante é a honestidade do presidente em admitir a realidade do clube, pois tem plena noção daquilo que é importante. Quanto aos jogadores, saídas e entradas, estamos em sintonia, pois o presidente sabe o que é melhor para o clube. Mas, para mim, como treiandor, preferia não perder ninguém e rezo para isso.
Jota Silva é um jogador muito influente, como é que a ausência dele pode ser colmatada?
- Todos os jogadores têm as suas características. O Jota e o Toni [Borevkovic] têm estado a um nível muito bom, mas também porque os jogadores que normalmente ficam no banco os obrigam a estar nesse nível, pois trabalham para jogar e agora vão ter a oportunidade. Temos a nossa identidade, não abdicamos em nada na nossa forma de jogar e vamos para este encontro com a mesma ambição e mesma vontade de vencer.
Bruno Varela continua a ser baixa?
- Sim, o Bruno Varela está fora deste jogo.