Álvaro Pacheco: «O Vitória fez um grande campeonato e pode vir a ser extraordinário»
Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães (FOTO: Vitória SC)

Álvaro Pacheco: «O Vitória fez um grande campeonato e pode vir a ser extraordinário»

NACIONAL26.04.202412:06

Treinador do Vitória de Guimarães fez a antevisão à receção ao Boavista, este sábado às 20.30 horas, na 31.ª jornada da Liga; técnico aponta ao regresso às vitórias perante um adversário que vai fazer de tudo para levar pontos do Estádio D. Afonso Henriques.

Restam quatro jogos e doze pontos, numa altura em que os pontos ficam mais caros. Espera um Boavista a tentar levar o máximo que conseguir deste jogo?

- Vamos encontrar um Boavista que vem à procura daquilo que são os pontos, nesta altura do campeonato, os pontos começam a ficar mais caros. Mas, como sempre estão três pontos em disputa e queremos muito regressar às vitórias, perante os nossos adeptos. Temos de estar muito satisfeitos com o que fomos construindo ao longo da época, fizemos uma temporada brilhante. Temos agora quatro jogos pela frente e o primeiro é o Boavista e queremos muito os três pontos.

Estes quatro jogos ainda podem marcar mais esta temporada como sendo inesquecível. Essa é uma motivação extra para esta reta final?

- Não podemos esquecer que independentemente daquilo que venha a acontecer, o Vitória fez um grande campeonato e pode vir a ser extraordinário e temos ambição para isso. Mas, o que acontecer não pode fazer esquecer tudo o que fizemos, o percurso, a evolução e aquilo que fomos conquistando. A quatro jogos do final, estamos a cinco pontos do 3.º e do 4.º classificados, por exemplo no último campeonato a distância do 4.º para o 5.º foi de 20 pontos e o quinto não foi o Vitória. Olhando para o nosso espírito e qualidade que fomos criando ao longo da época, somos uma equipa que ainda está focada no que falta conquistar. Vamos à procura de sermos extraordinários, mas para isso temos de ser Vitória.

Como vê a evolução de Kaio César e se espera que ele seja uma das peças fundamentais da equipa na próxima temporada?

- Se olharmos para aquilo que era a equipa no início e agora, toda a equipa evoluiu e os jogadores também cresceram bastante com isso. Os jogadores são cobiçados pelo mercado nacional e internacional. O Kaio chegou mais tarde, mas a disponibilidade e a forma como se adaptou à nossa forma de trabalhar e de jogar, ainda pode dar muito mais e tenho a certeza que vai fazer uma grande carreira.

O que é que o V. Guimarães tem de fazer para levar de vencido o Boavista?

- Temos de ter um controlo muito grande sobre o jogo. O Vitória tem de entrar com intensidade, agressividade, promover combinações e levar a bola para as zonas de finalização. Não podemos perder o controlo do jogo. Um dos pontos fortes do Boavista são as transições e saídas rápidas, a capacidade que tem de colocar paixão no jogo e nós temos de igualar isso mesmo. Se o Boavista for mais passivo e estiver à espera, temos de procurar nós os espaços, se vierem mais agressivos os espaços são outros e temos de ser nós a perceber isso.

Com os regressos de Jorge Fernandes e Bruno Gaspar, após castigo, sente-se mais aliviado para construir a equipa?

- Todas as semanas há sempre adversidades e contrariedades que vão surgindo. Gosto de agarrar nos jogadores que estão disponíveis e ir com esses para a luta. Tenho a certeza de que quem jogar amanhã vai dar uma excelente resposta.

De que forma espera contrariar aquilo que o Boavista pode apresentar nesta partida?

- Muito importante os nossos equilíbrios, vamos lidar com um adversário que quer pontos e vão procurar os nossos desequilíbrios. Temos de ter capacidade para perceber os momentos de pressão e manter a coesão, não permitir que o adversário nos faça mossa.

Na semana passada confirmou que o Bruno Varela seria titular e esta assegura que o Jota Silva regressa ao onze?

- Sim, sem dúvida. Por tudo que têm sido as incidências da temporada, no jogo anterior tivemos mesmo que gerir o Jota Silva, pois estava numa altura em que era obrigatório fazê-lo. Agora já recuperou os níveis físicos e vai jogar.