Álvaro Djaló acelera para o clássico
Avançado tem trabalhado de forma a estar disponível para a receção ao Benfica. Artur Jorge ainda não perdeu com as águias a jogar em casa. Última derrota na Pedreira foi em 2020/21
Álvaro Djaló foi substituído ao intervalo em Vizela, na última jornada do campeonato, e falhou a deslocação a Nápoles para a Liga dos Campeões, a contas com um problema muscular. No entanto, o avançado tem realizado trabalho de forma a poder entrar nas opções de Artur Jorge para o confronto com o Benfica, este domingo, em casa, às 20.30 horas, para a 14.ª ronda da Liga.
O atacante espanhol, de 24 anos, só falhou o encontro com os italianos esta temporada, sendo uma peça fundamental no onze do técnico dos bracarenses, até ao momento, e por isso a sua recuperação para este clássico está a ser uma prioridade. Recorde-se que já contribuiu com 12 golos e três assistências, no total das 25 partidas em que foi utilizado. Sendo um membro que parte para cima dos adversários sem piedade, criando várias jogadas perigosas, Djaló em caso de recuperação plena, pode ingressar diretamente na equipa inicial frente às águias.
Num jogo que vale mais que três pontos - primeiro critério de desempate na Liga são os confrontos diretos -, o SC Braga vai à procura da vitória, algo que Artur Jorge sempre fez, ao jogar em casa, perante o Benfica, desde que assumiu o comando técnico dos arsenalistas. Na época passada, na receção aos encarnados para a Liga ganhou 3-0 e nos quartos de final da Taça de Portugal, eliminou a equipa de Roger Schmidt, levando a melhor no desempate por penáltis, após o empate a uma bola, ao fim de 120 minutos.
Para além destes dois encontros, os bracarenses venceram, igualmente, na Pedreira, em 2021/22 (3-2). A última derrota perante os seus adeptos foi em 2020/21, por 0-2, com Carlos Carvalhal como treinador. Jorge Jesus estava no banco adversário. Mas, pelo meio destas partidas, o SC Braga conquistou uma Taça de Portugal, vencendo as águias na final (estádio Cidade de Coimbra), por 2-0.
As equipas estão separadas por somente um ponto na tabela classificativa, sendo que vão estar frente-a-frente o melhor ataque (36 golos), o SC Braga, e o terceiro melhor (24 golos - Benfica). Assim, é expectável que não se repita o resultados mais vezes registado na visita dos encarnados a Braga, ou seja, o empate sem golos (nove ocasiões).
Cariz solidário reforça enchente
O SC Braga deu esta sexta-feira início a uma campanha solidária, tendo em conta a quadra natalícia que se avizinha, de recolha de brinquedos para serem posteriormente distribuídos por instituições sociais da cidade. Os pontos de recolha encontram-se nas duas lojas oficiais do clube, sendo que a campanha está ativa até dia 21 de dezembro.
Mas, quem entender, também o pode fazer este domingo, pois a habitual Fan Zone, na zona envolvente ao estádio municipal de Braga, vai ter pontos de recolha para os brinquedos. Uma campanha - ‘Casa unida, Paixão sem medida!’ - que surge em parceria com a Soleo, e que ganha força com a perspetiva de uma casa muito bem composta, no embate com o Benfica, que deve rondar os 23 mil espectadores.