Alexandrina Cruz: «A competência prevalece ao género»
Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave

Alexandrina Cruz: «A competência prevalece ao género»

NACIONAL09.09.202314:58

Presidente do Rio Ave sublinha que não devem ser estabelecidas quaisquer diferenças entre homens e mulheres nos cargos de liderança; elogios à estrutura do Rio Ave

Há pouco mais de dois meses no cargo de presidente do Rio Ave – foi eleita no passado dia 1 de julho -, Alexandrina Cruz abordou, num painel em que participou durante o Thinking Football Summit – e que contou ainda com as presenças de Helena Pires, diretora executiva da Liga Portugal, Sofia Oliva Teles, diretora de competições da AF Porto, e Raquel Moura Tavares, associada sénior da PRA – Raposo Sá Miranda & Associados -, evento que tem decorrido no Porto e que termina este sábado, o papel das mulheres nas lideranças. Neste caso concreto, num clube de futebol.

Alexandrina Cruz, que se tornou na primeira mulher a liderar um clube no principal escalão do futebol português, entende que não faz sentido estabelecer qualquer tipo de diferença entre homens e mulheres na gestão desportiva e defendeu essa mesma tese durante a sua intervenção no painel denominado «Liderança Feminina».

«É com naturalidade que devemos olhar para a presença da mulher num cargo de liderança, até porque a competência prevalece ao género».

Na ocasião, a presidente do emblema vila-condense aproveitou também para deixar elogios a toda a estrutura dos rioavistas. «Devo enaltecer a qualidade humana e profissional de toda a equipa que lidero, bem como a união que é promovida no sentido de todos perseguirem os mesmos objetivos comuns na defesa do nosso clube», analisou.

Acrescente-se, a propósito, que Alexandrina Cruz recebeu, no final sua participação no evento, uma lembrança da Liga Portugal, entregue em mãos por Pedro Proença, tal como, de resto, aconteceu com as restantes intervenientes no painel.