Alemanha e Países Baixos entram a golear na Liga das Nações
Favoritos justificaram esse estatuto na primeira jornada da competição com vitórias convincentes à Hungria e Bósnia-Herzegovina, respetivamente
A Alemanha entrou com tudo na Liga das Nações, após ter sido eliminada, em casa, nos quartos de final do Euro 2024 pela campeã Espanha, ao golear na receção à Hungria, por 5-0, adversário que também venceu na fase de grupos do Europeu, mas por apenas 2-0.
O homem do encontro foi, indiscutivelmente, Musiala, que fez um 'hat-trick' de assistências e ainda colocou o seu nome na lista de marcadores. Depois de uma bela jogada coletiva, o médio assistiu Fullkrug, que só teve de encostar, ao minuto 27, e no início do segundo tempo partiu sozinho para o contra-ataque e finalizou para o fundo das redes, após passe de Wirtz. Nem oito minutos depois, foi o jogador do Bayer Leverkusen a marcar.
Ao minuto 77, Pavlovic fez o quarto, após um toque de calcanhar de Musiala e, quatro minutos depois, Kai Havertz converteu uma grande penalidade, que foi conquistada pelo próprio.
Já os Países Baixos também entraram com o pé direito, mas tiveram mais dificuldade em somarem três pontos no duelo caseiro com a Bósnia-Herzegovina (5-2), apesar de também terem goleado.
Na sua estreia a titular pelos neerlandeses, Zirkzee inaugurou o marcador num cabeceamento um pouco caricato, ao minuto 13, mas Demirovic voltou a igualar o resultado, nem 15 minutos depois.
Em cima do intervalo, Reijnders, assistido pelo novo reforço do Manchester United, teve uma boa arrancada e voltou a colocar a sua equipa na frente. Essa vantagem seria aumentada no início do segundo tempo, ao minuto 56, por Gakpo, com assistência do médio do Milan, de Paulo Fonseca, após uma boa jogada coletiva.
As coisas pareciam calmas e asseguradas para a formação orientada por Koeman, mas num lance em que De Ligt ficou bastante mal na fotografia, Dzeko apareceu nas costas e reduziu. Após um período complicado, Weghorst entrou para os minutos finais e ainda foi a tempo de marcar e garantir o triunfo, após uma defesa incompleta de Vasilj, ao minuto 88, sendo que Xavi Simons fechou as contas do jogo, já no tempo de compensação, com o seu remate a ser desviado por um defesa e a trair o guarda-redes.