Al Nassr-Al Hilal: CR7 tenta bater JJ após... quatro tentativas falhadas
Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estarão em novo duelo este sábado (fotos Al Nassr e Al Hilal)

ANTEVISÃO Al Nassr-Al Hilal: CR7 tenta bater JJ após... quatro tentativas falhadas

INTERNACIONAL17.08.202406:30

Duelo escaldante pelo primeiro troféu da época na Arábia Saudita. Supertaça é este sábado, às 17.15 horas

Aí está mais um round (o sexto!) do intenso duelo entre Cristiano Ronaldo (e Otávio e Luís Castro) e Jorge Jesus (e Rúben Neves) no futebol saudita. Al Nassr e Al Hilal defrontam-se esta tarde, a partir das 17.15 horas, e em jogo estará o primeiro troféu da temporada, a Supertaça da Arábia Saudita, à qual as duas equipas chegam após afastarem, nas meias-finais, respetivamente o Al Tawoon (2-0, com assistência e golo de CR7) e o Al Ahli (4-1 no desempate por penáltis, após o 1-1 final).

Para o Al Hilal, esta é mais uma oportunidade para se impôr como conjunto saudita mais poderoso, depois de ter terminado a última temporada como vencedor da Liga e da Taça do Rei.

E é neste ponto que ganha expressão o confronto particular entre CR7 e JJ que, como mencionado, estarão pela sexta vez frente a frente desde que ambos estão no futebol saudita, com vantagem clara para o treinador de 70 anos.

Com efeito, Cristiano Ronaldo venceu apenas o primeiro embate com Jorge Jesus: aconteceu há pouco mais de um ano, a 8 de agosto de 2023, quando o Al Nassr conquistou a Taça da União Árabe, derrotando o Al Hilal por 2-1, após prolongamento e com bis (claro está...) do internacional português.

Depois disto, só deu Jorge Jesus, com duas vitórias (3-0, na primeira volta do último campeonato saudita; e 2-1, na meia-final da Supertaça 2023/2024), uma igualdade (1-1, para a Liga) e um empate que terminaria em vitória na Taça do Rei (1-1 e 5-4, no desempate por penáltis).

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus em Alvalade, no final do duelo entre Sporting e Real Madrid na Champions 2016/2017 (ASF))

Há ainda outros dois duelos na história das duas figuras portuguesas, mas é preciso recuar a 2016/2017 para encontrá-los, estava Jesus no comando do Sporting e CR7 a brilhar no Real Madrid: os dois emblemas defrontaram-se na fase de grupos da Champions e os leões saíram derrotados de ambos por 1-2. Em Madrid, o Sporting esteve a vencer até aos 88', mas CR7 igualou e Morata deu a vitória aos 90+4. Ficou, então, célebre a menção de JJ ao minuto «otchenta e ocho»...

Luís Castro e Jorge Jesus esperam «final emocionante»

Os dois treinadores portugueses, Luís Castro (Al Nassr) e Jorge Jesus (Al Hilal) esperam um grande espetáculo de futebol nesta final da Supertaça saudita. «As duas equipas têm jogadores excepcionais e espero que este jogo honre o futebol saudita», disse Luís Castro, acrescentando sobre o adversário de hoje: «Jogámos duas finais contra eles, vencendo a Taça da União Árabe na primeira e perdendo a segunda no desempate por penáltis. Vejo sempre o Al Hilal como um forte adversário e prevejo uma grande final.»

Jorge Jesus (Al Hilal) e Luís Castro (Al Nassr)

Jorge Jesus alinha pelo mesmo prisma. «O nosso adversário é forte e esta é uma final que reflete o desenvolvimento do futebol saudita, dada a presença de jogadores excepcionais em ambas as equipas. A final será emocionante e nós e o Al-Nassr apresentaremos uma imagem respeitável ao Mundo, especialmente porque a partida será transmitida em vários países. Devemos mostrar a melhor imagem da Arábia Saudita», disse o técnico de 70 anos.